Confira os principais cuidados com o bebê no verão

A estação mais quente do ano chegou e nada melhor do que aproveitar o sol para passear bastante e brincar com os pequenos! Mas embora essa seja uma ótima época para que as crianças conheçam coisas novas ao ar livre, é preciso tomar alguns cuidados com o bebê no verão. E para ajudar você a garanti-los, nós reunimos os principais neste artigo. Acompanhe!

Hidratação é um dos principais cuidados com o bebê no verão

Um dos principais cuidados com o bebê no verão é garantir a hidratação dele. Na estação marcada pelo calor intenso, os pequenos acabam transpirando mais e, consequentemente, perdendo mais líquido. Por isso, é preciso compensar essa perda. Se a criança ainda é amamentada, a mãe pode aumentar a oferta. Aliás, é provável que as mamadas sejam mais curtas, porém mais frequentes.

Uma boa opção para refrescar e hidratar o bebê é fazer o chamado peitolé, que nada mais é do que um picolé de leite materno. Ele pode ser oferecido para crianças com mais de seis meses e é muito fácil de fazer. Basta realizar a ordenha, higienizar bem o recipiente e acrescentar o leite. Depois, é só colocar no congelador e dar o picolé ao pequeno, supervisionando-o sempre.

Vale lembrar que até os seis meses não é necessário dar água ao bebê, a não ser com a orientação do pediatra. Por isso, ofereça água apenas se ele já tiver completado essa idade. Os sucos naturais e as frutas também são uma excelente opção para hidratar as crianças, já que além de água, também contêm nutrientes que contribuem para a saúde delas.

Cuidados com o ambiente no verão

Os adultos estão acostumados a ligar o ventilador ou o ar-condicionado para escapar do calorão. Mas os pequenos exigem alguns cuidados também nesse sentido. O ventilador, por exemplo, não deve ficar voltado diretamente para o bebê. Se possível, prefira os modelos em que é possível acrescentar água, que ajudam a umidificar e a refrescar ainda mais o ambiente.

Já em relação ao ar-condicionado, é preciso garantir que os filtros estão limpos, pois a sujeira pode causar problemas respiratórios nas crianças e também nos adultos. A temperatura ideal fica na casa dos 25 °C e é necessário evitar mudanças bruscas. Ou seja, não leve o bebê do ar frio para o quente diretamente. Eleve a temperatura aos poucos e, então, mude-o de ambiente, se necessário.

Como o uso do ar-condicionado torna o ar mais seco, procure deixar um umidificador ou mesmo uma bacia com água no cômodo para umidificá-lo. Depois do banho do bebê, leve-o para o ambiente com ar-condicionado apenas após vesti-lo e secar bem a cabeça a fim de evitar que acabe pegando um resfriado.

Roupas frescas para o bebê são essenciais no verão

Se você está passando calor no verão, é muito provável que o seu bebê esteja também! Por isso, não hesite em deixá-lo com menos peças de roupa nessa estação. É importante que ele fique confortável e bem fresquinho, o que, inclusive, ajuda a evitar as temidas brotoejas na pele e as assaduras que são tão comuns nessa época do ano.

Em alguns momentos do dia e até mesmo à noite, é possível deixar o bebê só de fraldas, observando apenas os cuidados com os mosquitos e com a exposição ao sol. Aliás, repelente e protetor solar só devem ser utilizados após os seis meses de idade e é preciso escolher aqueles que são próprios para os pequenos.

Nessa época, você também pode dar banhos com mais frequência nas crianças. Elas adoram e ficam super fresquinhas. Além disso, invista em roupas de algodão, que facilitam a transpiração, são mais confortáveis e ajudam a impedir as brotoejas. Macacões curtos, bodies com manga curta e shorts são opções excelentes para a estação mais quente do ano.

E falando nisso, a Nigambi preparou roupinhas super legais para este verão! Elas são frescas e têm estampas divertidas que são a cara essa época. Dá só uma olhadinha:

cuidados com o bebê no verão
Cores fortes para arrasar na estação!
cuidados com o bebê no verão
Bichinhos super fofos e que são a cara do verão!

Uma fofura, concorda? Lá no nosso site tem muito mais! Confira e aproveite para renovar as roupas de bebê para essa estação. Cores fortes, bichinhos do mar e da floresta tropical e muito mais fazem parte dessa coleção que é um arraso!

E você tem outras dicas de cuidados com o bebê no verão? Conte pra gente aqui nos comentários e ajude outros papais e mamães a se divertirem com o pequeno, com segurança e saúde, nessa estação tão bonita!

Compartilhe

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido

Cadastre-se para receber dicas e novidades da Nigambi diretamente no seu e-mail.