Macacão para bebês: tipos e como escolher

macacão para bebês

O macacão para bebês é peça-chave em qualquer enxoval! Prática e confortável, essa é uma das roupinhas mais utilizadas durante o primeiro ano de vida das crianças e, justamente por isso, o que não falta é variedade no mercado. Mas como escolher o melhor modelo de macacão para o bebê? Essa é a dúvida de muitos papais e mamães e é sobre esse assunto que vamos falar neste artigo!

Como escolher macacão para bebês

De forma geral, duas coisas precisam ser analisadas ao escolher os macacões para bebês: o conforto para os pequenos e a praticidade para os pais. Pensando nesses aspectos, vamos conhecer quais são os benefícios de cada modelo:

Macacão com manga longa: essa peça é, geralmente, o presente que a família mais ganha durante a gravidez, já que há vários modelos super fofos e quentinhos para o pequeno. O principal benefício desse modelo é que ele aquece todo o corpinho do bebê, o que é fundamental principalmente em se tratando dos recém-nascidos, que ainda não conseguem auto regular completamente a temperatura do corpo. Esse modelo também é uma ótima opção para o inverno. Nas estações mais quentes, porém, é preciso ter cuidado para que a criança não acabe passando calor com esse tipo de peça.

macacão para bebês
Os macacões de manga longa são peças fundamentais no guarda-roupa dos recém-nascidos!

Macacão com manga curta: esse modelo também protege as perninhas do bebê contra o frio, mas tem as mangas curtas, o que é legal para um dia com clima mais ameno ou para a hora da soneca. Essa peça também pode ser usada em uma composição com cardigan, deixando o look do pequeno super fofo! Ao utilizar esse tipo de macacão, é importante apenas ter cuidado com os insetos, já que os bracinhos do bebê estão descobertos.

macacão para bebês
Os macacões de manga curta são ótimos para o clima ameno e a hora da soneca!

Macacão curto: nesse tipo de peça, as perninhas são curtas, assim como as mangas, que podem até ser em forma de regata. Esse modelo é super fresquinho e ideal para os dias com altas temperaturas, principalmente se as peças forem produzidas com tecidos leves e confortáveis, como o algodão. Outra vantagem é que não é necessário usar uma bermudinha para complementar o look, como ocorre com os bodies, já que a peça cobre todo o bumbum do bebê. Além disso, o macacão curto também é ótimo para a hora de dormir! É preciso ter cuidado apenas com o sol e com os insetos, já que perninhas e bracinhos estão à mostra nesse modelo.

macacão para bebês
Os macacões curtos são ideais para os dias de calor!

Macacão com gola americana: as peças com gola americana oferecem mais praticidade para papais e mamães na hora da troca, já que possibilitam uma boa abertura para a passagem da roupinha pela cabeça do bebê. Além disso, é possível até passar a gola pelo corpinho do recém-nascido, evitando que ele se suje naquelas situações em que a lambança na fralda está muito grande e é mais seguro tirar a roupinha por baixo. Como o corpo do recém-nascido é mais frágil, modelos com essa gola são mais confortáveis e fáceis de vestir. As peças com botões de pressão também facilitam a troca, mas são menos práticas que a gola americana.

macacão para bebês
As golas americanas promovem mais praticidade na hora da troca!

Macacão com botões de pressão: esse tipo de macacão para bebês também é muito prático. Isso porque não é necessário tirar toda a roupinha para trocar o bebê, basta desabotoar a parte de baixo. Assim, papais e mamães têm mais rapidez na hora da troca e o bebê não fica descoberto por muito tempo. Os botões podem estar em todo o macacão ou apenas na parte de baixo da peça.

macacão para bebês
Os macacões com botões são práticos e fáceis de vestir!

Macacões com zíper: esse tipo de peça também é interessante em relação à praticidade. A única desvantagem é que, ao contrário do macacão com botões, esse modelo exige a abertura de toda a peça, já que o início do zíper fica justamente na parte de baixo.

Macacão com pezinhos: o modelo com pezinhos ajuda a manter os pés do bebê quentinhos, o que é muito bom principalmente para os recém-nascidos, que não costumam usar sapatinhos. Com os pezinhos, a parte de baixo do macacão não fica subindo, o que evita que as perninhas e os pés do bebê fiquem descobertos. O problema, no entanto, é que, como as crianças crescem rapidinho, não costumam usar essa peça por muito tempo, já que as pernas logo não cabem mais no macacão.

Macacão sem pezinho: ao contrário do que ocorre no modelo anterior, o macacão sem pezinhos permite que a peça seja usada por mais tempo, já que o bebê não fica desconfortável nem encolhido dentro dela à medida que cresce. Outra vantagem é que, nos modelos com punho, a parte de baixo geralmente não sobe, o que deixa as perninhas protegidas contra o frio e os insetos.

macacão para bebês
Os macacões sem pezinhos prolongam a vida útil da peça!

Macacão com capuz: esse tipo de macacão para bebês é uma boa opção para os dias com temperaturas mais baixas, pois protege a cabeça da criança contra o frio. Apesar disso, ele pode não ser muito confortável para os recém-nascidos, já que eles ficam a maior parte do tempo deitados e o gorro pode acabar incomodando. Além disso, amamentar também pode ser menos prático quando o bebê está usando uma roupinha com capuz.

Macacão para bebês: uma peça coringa no guarda-roupa dos pequenos

Como vimos, o que não falta são opções de macacões para bebês! Lembre-se sempre de pensar na praticidade para a hora da troca e no conforto do pequeno ao escolher as peças. Além disso, avalie também a estação em que ele vai nascer, assim fica mais fácil comprar roupinhas adequadas para o clima da época! E não esqueça de acessar o site da Nigambi para conferir todos os macacões super confortáveis e divertidos produzidos para deixar o seu pequeno ainda mais fofo!

Se você ficou com alguma dúvida sobre macacão para bebês ou quer contar a sua experiência sobre o tema, deixe seu comentário aqui embaixo! Aproveite ainda para compartilhar este artigo com papais e mamães que estejam montando o enxoval, eles vão adorar!

Compartilhe