Como dar banho no recém-nascido: veja um passo a passo

como dar banho no recém-nascido

Como dar banho no recém-nascido é uma das principais dúvidas e um dos maiores receios de quem acaba de ganhar um novo membro na família. Afinal, o corpinho dos bebês nessa idade é muito frágil e sensível e, durante o banho, se torna ainda mais escorregadio, gerando insegurança para quem não tem muita experiência no assunto, como os pais de primeira viagem.

Mas dar banho no recém-nascido não é nenhuma missão impossível! Com o tempo, inclusive, isso se transforma em uma tarefa super prazerosa, com conforto para o bebê e tranquilidade garantida para quem banha o pequeno. E para ajudar você a ter mais segurança nesse momento especial, reunimos um passo a passo neste artigo. Confira!

Passo a passo sobre como dar banho no recém-nascido

1. Antes de começar o banho propriamente dito, deixe tudo preparado ao lado da banheira: esponja, sabonete, shampoo, fralda de pano, cotonete, algodão, álcool, toalha, pomada, fralda e roupas. Com tudo preparado, você garante mais praticidade e evita que o bebê se resfrie.

2. Existem vários tipos de banheira, o que permite que o banho seja dado no quarto, no banheiro, na sala ou na cozinha. O local não importa, desde que a banheira esteja firme na superfície e em uma altura que seja confortável para o adulto. Feche janelas, portas e outras entradas de corrente de ar.

3. Limpe a banheira com água para evitar que alguma sujeira entre em contato com o bebê e encha o recipiente até a altura em que a água cobriria as perninhas da criança se ela estivesse sentada. Deixe a temperatura em cerca de 37 ºC e coloque o antebraço na água para ver se está confortável.

4. Com tudo pronto, leve o bebê para perto da banheira, tire as roupinhas dele e limpe com um lenço umedecido alguma sujeira maior, como xixi ou cocô. Depois, enrole o pequeno em uma toalha macia ou em uma fralda de pano para aquecê-lo e siga para a banheira.

5. Para começar o banho, passe o seu braço pelas costas do bebê e segure-o com a mão por baixo da axila. Com ele ainda coberto pela toalha, lave o rostinho com a ajuda do algodão embebido em água e use o shampoo para esfregar levemente a cabeça e os cabelos. Depois disso, seque a cabeça.

6. Com a cabeça e o rosto limpos, coloque o bebê na banheira e não tire a toalha, pois ela serve para forrar o fundo do recipiente e deixar o banho mais confortável. Use a mão dominante e a esponja, se preferir, para lavar o corpo do bebê, com atenção especial às dobrinhas e para não molhar o coto, que é o que resta do cordão umbilical.

7. Depois do banho tomado, coloque a toalha em seu ombro ou sobre a superfície e retire o bebê da banheira colocando-o sobre a toalha. Seque bem todo o corpinho, principalmente as dobrinhas e o coto, que precisa estar bem seco para uma cicatrização eficiente.

8. Use cotonetes para secar os ouvidos ― que, de preferência, não devem ser molhados no banho ― e para higienizar o umbigo com álcool 70%. Em seguida, passe a pomada para assaduras, coloque a fralda e vista as roupinhas, começando pela parte de cima. Pronto, bebê de banho tomado!

Dicas extras sobre como dar banho no bebê

Agora que você sabe como dar banho no recém-nascido, essa tarefa já não parece um bicho de sete cabeças, não é? É claro que a insegurança nos primeiros banhos existe e é super comum, mas você vai ver que, com o passar do tempo, esse momento será muito tranquilo. Aliás, quando o bebê crescer, ele vai gostar tanto dessa hora que o difícil será tirá-lo da banheira!

Para ter mais segurança nos primeiros dias após o parto, você pode pedir ajuda para alguém que já tem experiência no assunto, como a vovó ou o vovô. Eles com certeza vão amar ajudar e podem até mesmo ensinar outras dicas para a hora do banho. Ah, e um recém-nascido não precisa se banhar todos os dias: de duas a três vezes por semana está ótimo.

O banho, geralmente, ajuda o bebê a relaxar, além de amenizar as cólicas. Por isso, banhar a criança à noite contribui para que ela tenha um sono mais tranquilo. No entanto, fique de olho nos hábitos do seu pequeno, já que alguns bebês, em vez de relaxar, acabam ficando mais alertas. Nesse caso, o ideal é dar o banho durante o dia.

Gostou das nossas dicas sobre como dar banho no recém-nascido? Se você tiver mais alguma orientação ou quiser compartilhar a sua opinião ou experiência, deixe seu comentário aqui embaixo. Outras famílias vão adorar saber mais sobre o assunto 🙂

Compartilhe