Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a amamentação

amamentação

Por mais que a maioria das pessoas entenda a importância da amamentação para a saúde do bebê, e até mesmo para a saúde da mãe que amamenta, esse assunto ainda é repleto de mitos e verdades. O problema é que isso não ajuda em nada as famílias que estão começando a entender essa etapa após o nascimento dos pequenos, uma fase que, por si só, é permeada de desafios.

Quem já passou por isso sabe bem que o que não falta são pessoas prontas a dar conselhos, sempre com o intuito de ajudar, é claro. No entanto, isso pode acabar deixando as famílias, principalmente as mamães, ainda mais nervosas. Por esse motivo, é fundamental buscar informação qualificada para não haver dúvidas quando esse momento único chegar.

E foi pensando nisso que nós produzimos este artigo para desvendar os mitos e destacar as verdades que envolvem o aleitamento materno. Confira e ganhe mais segurança para esse etapa especial!

1 – O leite materno pode ser fraco

Mito! Apesar de ser uma afirmação muito comum, não há um leite materno mais fraco do que outro. É claro que podem existir pequenas diferenças na composição do leite produzido entre uma mãe e outra, no entanto, todos eles são ricos em vitaminas, carboidratos, gorduras, proteínas, minerais e água, que são elementos essenciais para o bebê se desenvolver com saúde.

2 – O leite retirado das mamas e congelado não tem os mesmos nutrientes

Mito! O leite materno congelado tem os mesmos nutrientes daquele leite oferecido ao bebê direto do peito. Nesse sentido, a orientação é congelar o líquido em temperatura de -3 ºC por, no máximo, 15 dias, a fim de que ele mantenha sua qualidade nutricional. Confira o artigo publicado pela Sociedade Brasileira de Pediatria para saber mais sobre como colher e estocar o leite materno.

3 – É contraindicado amamentar durante a gestação

Mito! Muitas mães deixam de amamentar o filho quando descobrem uma nova gravidez. No entanto, na maioria das vezes, não há problema nenhum em continuar amamentando. É importante, porém, consultar um médico antes de tomar essa decisão, pois em alguns casos, como no risco maior de ter um parto prematuro, é preciso avaliar a situação de forma mais específica.

4 – Amamentar também é bom para a saúde da mãe

Verdade! Além de ser essencial para o desenvolvimento do recém-nascido, a amamentação também traz benefícios para a mãe. Estudos comprovam que amamentar previne hemorragias e anemia no pós-parto, diminui o tamanho do útero com mais rapidez e reduz os índices de câncer de ovário, artrite reumatoide, fraturas por osteoporose, entre outros benefícios.

5 – É necessário fazer a limpeza das mamas a cada mamada

Mito! A mamãe não precisa limpar as mamas a cada mamada. Basta lavar os seios durante o banho diário, apenas com água. É importante evitar sabonetes ou outros produtos de higiene porque eles podem remover uma secreção que ajuda a lubrificar e proteger o mamilo, provocando ressecamento e aumentando o risco de infecção.

6 – A mãe deve oferecer os dois peitos a cada mamada

Mito! A mãe pode, sim, oferecer os dois peitos a cada mamada, mas isso depende, principalmente, da fome do bebê. O ideal é que o pequeno mame o quanto quiser em uma mama até esvaziá-la. Depois, se ainda tiver fome, a mãe pode oferecer o outro seio. Já na próxima mamada, o mais indicado é que a primeira mama oferecida seja aquela em que o bebê mamou por último ou na qual ele não tenha mamado da última vez.

7 – Seios pequenos produzem menos leite

Mito! O tamanho dos seios não tem relação com a produção de leite materno e tanto os pequenos quanto os grandes têm capacidade de produzir volume igual no mesmo período. Aliás, amamentar ajuda a aumentar a quantidade de leite produzido. Por isso, não se assuste caso não consiga oferecer muito leite nos primeiros dias e continue amamentando.

8 – A pega influencia a eficiência da mamada

Verdade! Isso tem tudo a ver com a nutrição do bebê e a saúde da mama. A pega correta é aquela em que o pequeno consegue pegar boa parte da aréola e não apenas o mamilo. Isso faz com que ele tenha mais facilidade para sugar o leite dos ductos mamários e ainda previne lesões na mama. Aliás, quando a pega está correta, a amamentação é indolor.

Mitos e verdades sobre a amamentação: informação é o melhor remédio

Certamente você já havia ouvido algum desses mitos, não é? Eles são muito comuns e, geralmente, vêm em forma de pitaco quando a mamãe começa a amamentar. Por isso, lembre-se que é essencial buscar fontes qualificadas para tirar suas dúvidas e, caso necessário, consultar o seu médico.

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse tema, deixe seu comentário aqui embaixo. E se você já passou ou está passando por essa fase e quer contribuir com a sua opinião ou experiência sobre amamentação, comente aqui também. Outras mamães que estão nessa etapa vão adorar conversar sobre esse assunto e nós também estamos a postos para ajudar!

Compartilhe