O frio chegou: confira algumas dicas sobre como vestir o bebê no inverno

como vestir o bebê no inverno

Basta a temperatura começar a baixar para que a preocupação sobre como vestir o bebê no inverno apareça. E não é à toa: embora essa estação seja uma delícia para quem gosta de ficar embaixo das cobertas, ela aumenta o risco de disseminação de algumas doenças, principalmente as transmitidas por vias respiratórias, que podem ser perigosas para os pequenos. Por isso, mantê-los protegidos do frio é essencial!

Porém, mesmo sabendo disso, o que não falta são dúvidas sobre como vestir o bebê no inverno, não é? Afinal, eles sentem ou não mais frio que os adultos? Quantas roupinhas colocar? Como vestir o pequeno para dormir? Nós vamos falar sobre tudo isso e muito mais neste artigo. Acompanhe e saiba como manter o seu bebê protegido durante a estação mais fria do ano.

Como vestir o bebê no inverno

Antes de falarmos sobre como vestir os bebês no inverno, é importante entender de que forma eles lidam com a temperatura. Os recém-nascidos com até 15 dias, por exemplo, sentem mais frio do que os outros bebês e os adultos porque sua pele é mais sensível e eles ainda estão acostumados à temperatura quentinha da barriga das mamães.

Já após esse período, os recém-nascidos começam a amadurecer o seu sistema termorregulador, que é responsável por regular a temperatura do corpo conforme a temperatura ambiente. Porém, ainda precisam de algumas peças a mais que os adultos, característica que permanece até os seis meses de vida, quando, enfim, eles começam a sentir o frio da mesma forma que gente grande.

É por isso que durante a primeira quinzena de vida do bebê você deve protegê-lo do frio de forma mais intensa, pois ele perde muito calor, principalmente pelas extremidades, como a cabeça, os pés e as mãos. Nessa fase, vale usar meias, luvas e gorros, de preferência fabricados em algodão, um tecido que é mais confortável.

Até que o bebê complete seis meses de idade, o indicado é vesti-lo em camadas, um método fácil de controlar a temperatura. Além disso, o ideal é que ele sempre tenha uma camada a mais de roupa do que os adultos. Por exemplo, se a mamãe está vestindo uma camiseta, o pequeno pode vestir uma peça de manga longa. Já se a mamãe está de manga longa, o bebê deve usar um casaquinho a mais.

Dessa forma, você consegue entender melhor como vestir o bebê no inverno e, caso ele demonstre algum sinal de desconforto, sobre os quais falaremos mais tarde, é só acrescentar ou retirar uma das camadas de roupa até que ele fique confortável. Em relação às roupinhas, o melhor é que elas sejam de algodão, que é macio e não irrita a pele.

Sobre isso, aliás, temos um vídeo especial contando todos os benefícios do algodão. Assista e veja como oferecer ainda mais conforto para o seu pequeno com esse tipo de tecido:

Em um clima mais ameno, por exemplo, você pode vestir o bebê com um body de manga curta ou longa e um culote, como nesses modelos:

como vestir o bebê no inverno

Já se a temperatura estiver mais baixa, você pode acrescentar uma camada a mais de roupa, vestindo o bebê com um macacão sobre o body e o culote, como nesses conjuntos:

como vestir o bebê no inverno

Agora, se o frio estiver intenso mesmo, vale colocar mais um casaquinho sobre o macacão, como esses cardigans de suedine, um tecido de algodão que é mais grosso e quentinho:

como vestir o bebê no inverno

Para dormir, vale a mesma regra: uma camada de roupas a mais que os adultos. O ideal é não cobrir o pequeno com mantas ou outros tipos de cobertas durante a noite para evitar sufocamento. Se você quiser garantir mais proteção contra o frio na hora do sono, pode optar pelo saco de dormir, que é mais seguro e também é confortável.

Durante o dia ou à noite, você ainda pode complementar o look do bebê com luvinhas, meias e toca, mas é sempre importante verificar se realmente há essa necessidade para que o pequeno não acabe passando calor. E é sobre isso que vamos falar no próximo tópico! Mas antes mais uma dica: o nosso e-book especial sobre como vestir o bebê!

Nesse material, você vai encontrar várias orientações sobre as roupinhas ideais para o primeiro ano do bebê, para cada clima e para ocasiões especiais. Faça o download gratuito e aproveite. É só clicar na imagem abaixo:

Sinais que indicam que o bebê está com frio ou calor

Mesmo com essas dicas, pode ser difícil saber se o bebê está realmente confortável com as roupas. O importante é entender quais são os sinais que indicam desconforto pelo frio ou pelo calor e sempre verificar se o pequeno apresenta algum deles.

Quando o bebê está com calor, por exemplo, ele fica com as bochechas vermelhas e com os cabelos próximos da nuca molhados. O pequeno também pode ficar irritado e transpirar demais. Já se estiver com frio, a criança fica mais gelada. Nesse sentido, o ideal é analisar o tórax: se essa parte do corpo estiver gelada, é sinal de que o bebê realmente está com frio.

Se você notar alguma situação como essa, retire ou acrescente uma camada de roupas, de acordo com o sinal que o bebê está apresentando. Depois disso, aguarde 30 minutos e verifique se ele está mais confortável ou se o sinal de frio ou calor continua. Esse acompanhamento é essencial para não errar ao vestir as crianças!

E então, não há segredo sobre como vestir o bebê no inverno, não é? O importante é sempre ficar de olho nos sinais que ele apresenta e ter roupinhas à mão para qualquer necessidade. Assim, o seu pequeno estará sempre protegido!

E falando em roupinhas, aproveite para conhecer as peças que a Nigambi preparou para o inverno: tem bodies, culotes, macacõescardigans com estampas exclusivas, divertidas e personalizadas! É só acessar o nosso site para conferir todas as opções. Aproveite!

Compartilhe

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido

Cadastre-se para receber dicas e novidades da Nigambi diretamente no seu e-mail.