Cuidados com o bebê no inverno: saiba como garantir o conforto do pequeno

cuidados com o bebê no inverno

Amado por uns e nem tão querido assim por outros, o frio chegou e trouxe também a preocupação em relação aos cuidados com o bebê no inverno. Os pequenos são mais sensíveis a esse clima e, por isso, merecem atenção especial quando as temperaturas baixam. Quer saber como garantir a saúde e o conforto deles na estação mais fria do ano? Então confira as nossas dicas!

1 – Tenha atenção à imunidade do bebê

De forma geral, o indicado é que os recém-nascidos não sejam levados a locais com aglomeração de pessoas, pois, como ainda não tomaram todas as vacinas, estão mais expostos a riscos. No inverno, esse cuidado deve ser redobrado, já que as baixas temperaturas e o tempo seco são os ingredientes perfeitos para a disseminação de doenças respiratórias e infecções.

Por isso, confira a carteirinha de vacinação da criança e a mantenha sempre em dia. Ao sair de casa, evite lugares com muitas pessoas e horários em que o frio é mais rigoroso, preferindo passeios entre 10 e 17 horas, quando o sol já apareceu e deixa o ambiente mais quentinho. Além disso, peça para que pessoas gripadas não visitem o bebê enquanto estiverem doentes.

2 – Cuide da higiene das mãos

A higiene das mãos também é um dos cuidados com o bebê no inverno. Como os vírus e as bactérias podem se deslocar com facilidade para as mãos, é fundamental que papai, mamãe e qualquer outra pessoa em contato com o pequeno faça a limpeza delas com água e sabonete ou com álcool gel para evitar a contaminação.

Ao tossir e espirrar, use o braço, o antebraço ou um lenço descartável como barreira para que vírus e bactérias não se alastrem pelo ambiente. Aliás, mesmo que esteja frio, é importante manter a casa ventilada para que o ar possa circular e evitar doenças respiratórias. Os passeios ao ar livre, desde que no horário mais quentinho, também são recomendados.

3 – Garanta rapidez e temperatura certa no banho

Antes de levar o bebê para o banho, deixe tudo preparado e perto da banheira, como o shampoo, o sabonete, a toalha, a fralda e as roupinhas. Isso evita que você precise ir atrás desses itens depois do banho, quando o pequeno está molhado e com mais frio. No inverno, não leve brinquedos para que a criança não se distraia e torne o banho mais demorado.

Feche as janelas e portas e, caso o banho seja no banheiro, deixe o chuveiro ligado para vaporizar o cômodo e deixá-lo com sensação mais agradável. Cuide com a temperatura da água, que deve estar entre 36 ºC e 37 ºC. Caso tenha dúvida, teste a água na sua mão, entre o polegar e o indicador. Por fim, o melhor horário para o banho do bebê no inverno é no meio da tarde.

4 – Escolha roupas confortáveis

Como vestir o bebê nessa estação é outra dúvida comum. Até os seis meses, o indicado é vesti-lo em camadas e sempre com uma peça de roupa a mais que os adultos. Por exemplo, se você está usando camiseta, o pequenino pode vestir um macacão. Já se o adulto está de manga longa, vista uma peça a mais, como um cardigan, na criança.

O ideal é que as peças sejam de algodão, um tecido confortável e que facilita a transpiração. Meias, luvas e gorros são bem-vindos, já que os bebês costumam perder calor pelas extremidades do corpo. É importante ter atenção aos sinais de frio, como o tronco gelado, ou de calor, como a nuca suada, que eles mostram quando estão incomodados com as roupinhas.

5 – Agasalhe bem o bebê para dormir

A hora de dormir é um dos principais cuidados com o bebê no inverno. Muitos pais e mães colocam cobertores sobre os pequenos, mas isso não é indicado. Primeiro, porque quando são maiorzinhos e se mexem, podem acabar se descobrindo e passando frio. Depois, porque isso aumenta os riscos de morte súbita por sufocamento em recém-nascidos.

Dessa forma, o ideal é agasalhar bem o bebê ou utilizar um saco de dormir infantil. Durante a noite, confira se ele não está com algum sinal de frio ou calor e mantenha a temperatura do cômodo entre 23 e 26 ºC. Se você gosta de usar aquecedores, busque um modelo que também seja umidificador, evitando que o ar fique seco e prejudique a saúde da criança e até mesmo dos adultos.

A Nigambi ajuda você nos cuidados com o bebê no inverno

Gostou das nossas dicas de cuidados com o bebê no inverno? Elas são super importantes para que os pequeninos fiquem protegidos durante a estação mais fria do ano e para que a família fique tranquila para aproveitar o melhor dessa época. Para terminar, uma última dica: você já conhece as roupinhas da Nigambi? Aqui, tem muitas peças quentinhas e divertidas! Dá uma olhadinha nesses modelos:

cuidados com o bebê no inverno
As peças coordenadas são ótimas para vestir o bebê em camadas no inverno!
cuidados com o bebê no inverno
Os macacões são uma fofura, sempre com estampas divertidas!

Isso é só um pouquinho de tudo o que tem lá no nosso site! Acesse e confira todas opções de bodies, macacões, cardigans e calças para deixar o seu pequeno lindo nesse inverno e em qualquer estação!

Ah, e se você tem alguma outra dica sobre cuidados com o bebê no inverno, compartilhe aqui nos comentários para que outras famílias também fiquem por dentro!

Compartilhe

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido

Cadastre-se para receber dicas e novidades da Nigambi diretamente no seu e-mail.