Descubra qual é o objetivo do teste da linguinha nos bebês

teste da linguinha

Logo depois que nascem, os bebês devem passar por vários exames para garantir que está tudo certo com a sua saúde. O teste do pezinho e o teste da orelhinha, que já foram assunto de artigos aqui no blog, são dois deles, mas esse check-up não para por aí! Isso porque os recém-nascidos também fazem um outro exame super importante nas suas primeiras horas de vida: o teste da linguinha.

O que é o teste da linguinha

O teste da linguinha integra o Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês, que deve ser realizado obrigatoriamente pelos hospitais e maternidades em todas as crianças nascidas em suas dependências, conforme a Lei nº 13.002/2014. Esse protocolo é padronizado e seu objetivo é fazer o diagnóstico precoce de limitações dos movimentos da língua.

Essas limitações ocorrem quando o frênulo da língua, também conhecido como freio, conta com uma pequena parte de tecido adicional, que deveria desaparecer durante o desenvolvimento do bebê na gravidez. Esse fenômeno causa o que chamamos popularmente de língua presa, uma situação que, apesar de comum, muitas vezes é ignorada.

O problema é que essa condição pode prejudicar as funções de sugar, mastigar, engolir e falar, o que, nos primeiros dias de vida, causa dificuldades para o bebê mamar e pode levar ao desmame precoce. Já na vida adulta, essa característica pode afetar a rotina em vários aspectos, como a alimentação, a comunicação e, por consequência, o relacionamento social.

Como é feito o teste da linguinha

O Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês tem várias etapas. Na primeira, o histórico clínico do recém-nascido é avaliado, verificando, por exemplo, se tem algum familiar com alteração de frênulo lingual, o tempo entre cada mamada, o cansaço durante a amamentação e se o pequeno solta ou morde o mamilo no aleitamento.

A segunda etapa diz respeito ao exame clínico, que abrange as avaliações anatomofuncional e da sucção nutritiva e não nutritiva. Na primeira avaliação, observa-se o frênulo e as funções orofaciais do bebê, com o objetivo de identificar qualquer alteração no movimento da língua e a posição dela na cavidade oral.

Para isso, o profissional analisa a postura dos lábios em repouso, o posicionamento da língua e a forma da ponta da língua durante o choro, a espessura do frênulo e a fixação dele na face sublingual da língua e no assoalho da boca. Já na avaliação da sucção nutritiva e não nutritiva, verifica-se o ritmo e o movimento da língua, entre outros fatores.

Durante a triagem neonatal, feita nas primeiras 48 horas de vida, é realizada apenas a avaliação anatomofuncional do bebê, em que o profissional indica pontos conforme as características que o recém-nascido apresenta. Se no fim dessa avaliação a soma for igual ou maior que sete, a família será orientada sobre a necessidade da cirurgia.

Caso haja alguma dúvida sobre o diagnóstico, como um escore total entre cinco e seis nessa avaliação ou a impossibilidade de visualizar o frênulo, um reteste deve ser feito aos 30 dias de vida. Nesse caso, o protocolo completo é realizado, incluindo também a avaliação da sucção nutritiva e não nutritiva.

Como tratar as limitações da língua

Existem diversos graus de língua presa, por isso, apenas a avaliação por um profissional especializado pode indicar qual tratamento é mais indicado, de acordo com os aspectos funcionais e anatômicos da língua. Se a cirurgia for necessária, médicos e odontólogos podem fazê-la e existem três métodos utilizados para corrigir o problema.

A frenotomia, popularmente conhecida como pique na língua, costuma ser o procedimento mais indicado e consiste no corte e na separação do frênulo. Já na frenectomia, o frênulo é totalmente removido e na frenuloplastia ocorre a reposição cirúrgica do frênulo lingual. A idade ideal para fazer a correção também depende das características de cada criança.

Como vimos, o teste da linguinha é um direito dos bebês e pode diagnosticar um problema comum, mas capaz de afetá-los desde os primeiros dias após o nascimento até a vida adulta. Por isso, exija a realização do exame ainda na maternidade e, caso perceba alguma dificuldade na amamentação que possa estar ligada aos movimentos da língua, procure um profissional para receber orientação.

Ainda tem dúvidas sobre o teste da linguinha? Deixe seu comentário aqui embaixo! E não esqueça de compartilhar este artigo para que mais papais e mamães fiquem bem informados sobre esse exame tão importante para a saúde dos pequenos!

Compartilhe