Como identificar os tipos de choro do bebê

tipos de choro

Até que as crianças tenham idade suficiente para falar, o jeito de dizer que querem alguma coisa ou que algo está errado é o choro. O problema é que ele pode ser causado por diversos motivos, como fome, cólica e sono e, assim, muitas vezes fica difícil entender a causa do berreiro para resolver a situação com rapidez. Mas você sabia que é possível identificar os tipos de choro do bebê?

É isso mesmo! Analisando as características do choro, e até mesmo alguns sinais que ocorrem ainda antes dele, é possível saber por que o bebê está chorando e, com isso, agir mais rápido para fazer as lágrimas cessarem.

Como identificar os tipos de choro do bebê

Às vezes começa baixinho, em outras, parece que vai acordar os vizinhos! Quem já ouviu o choro incessante de um bebê sabe que esse não é um dos sons mais agradáveis de se ouvir. Mas, em vez de tentar desesperadamente fazer o pequeno parar de chorar, é importante parar um minuto e prestar atenção ao som que ele está emitindo.

Cólica

Esse tipo de dor é muito comum nos primeiros meses de vida do bebê e costuma ser a causa de choradeiras prolongadas. Ela ocorre porque o sistema digestivo dos recém-nascidos não é totalmente maduro ainda e, por isso, é sentida principalmente após as mamadas.

O choro causado pela cólica costuma ser agudo e duradouro e, normalmente, tem som de “ear”. Ele é um dos mais fáceis de identificar porque o bebê enruga a testa e está visivelmente irritado, com um choro sofrido. Além disso, seu abdômen também fica distendido, o que pode contribuir para a identificação do problema.

Para resolver, massageie a barriguinha do pequeno com movimentos circulares e faça o movimento de esticar e encolher as perninhas. Essas práticas ajudam a liberar os gases e diminuir o desconforto, embora a cólica possa durar algumas horas.

Fome

Quando o bebê chora de fome, o som que ele emite é como um “nhé” ou “né”, que vem do movimento de sugar. Se ele já tem idade para colocar as mãos na boca, é bem provável que faça isso, às vezes ainda antes de chorar. Além do dedo na boca, o ato de abrir e fechar as mãos também pode indicar o choro por fome.

Neste caso, a única forma de resolver o problema é amamentar ou oferecer outra comida ao bebê, caso ele não se alimente mais apenas do leite materno.

Sono

O choro causado pelo cansaço e sono mostra a mesma irritação daquele motivado pela cólica, mas o som emitido pelo bebê é diferente, como um “au” ou um “ai”. Esse choro também é marcado pela boca do bebê, que forma uma circunferência relacionada ao bocejo.

Ainda antes do choro por cansaço, é comum que o bebê perca o interesse naquilo que estava fazendo, nos brinquedos e nas pessoas e comece a bocejar. Nesta situação, o melhor é levá-lo a um ambiente com pouca luz e aconchegá-lo no colo, o que servirá para acalmá-lo e fazê-lo dormir.

Desconforto

Outro choro comum é o causado por algum tipo de desconforto, como uma etiqueta que está incomodando, a fralda suja ou a posição no berço. Esse tipo de choro é identificado pelo som de “heh” e costuma vir acompanhado de movimentos corporais que mostram alguma agonia.

Neste caso, vale conferir se está tudo certo com a roupinha, a limpeza da fralda e mudar a posição do bebê no berço, além de testar algumas outras soluções para descobrir e resolver o que está causando o desconforto.

Dentes

O nascimento dos dentes costuma incomodar muito o bebê e, por isso, também é uma causa de choro. É fácil identificar o motivo porque há outros sintomas relacionados, como a baba em excesso, as bochechas vermelhas e o hábito de colocar tudo na boca.

O surgimento dos dentes é um processo natural e não há muito o que fazer para controlar os sintomas além de massagens sobre a gengiva do bebê e a utilização de alguns mordedores para aliviar a coceira.

Esses são os tipos de choro mais comuns entre os bebês. Se você precisar de mais uma ajudinha para identificar o som de cada um, dá uma olhada neste vídeo. Ele explica direitinho, com direito a choro de verdade, qual é o barulho de cada um deles!

Gostou das dicas para identificar os tipos de choro do bebê? Comente aqui embaixo o que você faz para entender a acalmar o seu pequeno, nós vamos adorar ler as suas experiências! E não deixe de compartilhar este artigo com outros papais e mamães que também podem estar passando pela fase do choro!

Compartilhe

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido

Cadastre-se para receber dicas e novidades da Nigambi diretamente no seu e-mail.