Como preparar o filho mais velho para a chegada do bebê

como preparar o filho

Como preparar o filho mais velho para a chegada de um irmãozinho é uma dúvida comum para famílias que vão receber um novo integrante. Essa preocupação é super válida, afinal, trata-se um momento feliz, mas também muito delicado para o primogênito, que sempre recebeu toda a atenção dos pais e, agora, de uma hora pra outra, vai ter que dividi-la com um bebê.

Esse período de adaptação pode durar mais ou menos tempo e ocorrer até mesmo com crianças que aguardavam ansiosamente pelo irmãozinho. A verdade é que, na maioria das situações, os pequenos acreditam que vão receber um irmão prontinho para brincar quando, na realidade, se deparam com alguém que não brinca e, ainda por cima, exige toda a atenção da família.

É claro que essa é uma reação natural, mas é preciso saber como preparar o filho mais velho a fim de evitar ou amenizar situações comuns nessa fase, como voltar a fazer xixi na cama, usar mamadeira e falar como um bebê. É importante que os pais entendam que isso não é birra, mas uma confusão afetiva sentida pela criança, e que é fundamental ter paciência e compreensão nessa etapa.

Como preparar o filho mais velho para a chegada do irmãozinho

Para que a sua família saiba como preparar o filho mais velho para a chegada do irmãozinho e, além disso, como agir depois que o caçula nascer, reunimos algumas dicas valiosas! Confira e compartilhe com titios, vovós e amigos para que eles também possam ajudar nessa tarefa:

1 – Envolva a criança em toda a gestação

O primeiro passo sobre como preparar o filho mais velho para a chegada do bebê é deixar que ele participe da gestação e viva cada fase desse momento, como a preparação do enxoval e do quartinho. Aliás, se alguma mudança for feita no quarto do primogênito para receber o irmão, é essencial conversar com ele sobre esse processo e explicar que esse espaço ainda é dele, mas que será compartilhado com o pequenino quando ele chegar.

Levar a criança para os exames de ultrassom e falar sobre como funciona o desenvolvimento do bebê na barriga da mamãe também ajuda a prepará-la para o nascimento do irmão. Durante a gravidez, deixe-o tocar na barriga, falar e cantar com o caçula. E, se o bebê chutar ou mexer, diga que é porque ele está feliz em brincar o irmão mais velho. Tudo isso vai criando um clima de harmonia entre eles.

2 – Evite mudanças bruscas na rotina

A chegada de um bebê já é, por si só, uma grande novidade para a criança mais velha, que pode criar uma confusão sobre o lugar dela na família. Para não tornar essa etapa ainda mais desgastante, evite fazer mudanças bruscas na época que antecede ou sucede o nascimento do pequenino, como iniciar as aulinhas na creche, por exemplo.

Além disso, processos importantes como a retirada da fralda, da chupeta e da mamadeira, assim como a transferência do berço para a cama, devem ser feitos, pelo menos, seis meses antes do bebê chegar ou devem aguardar até que a criança mais velha esteja adaptada com a chegada do irmão. Isso ajuda a evitar que o primogênito associe essas medidas com a perda de espaço na família.

3 – Leve o irmão mais velho para a maternidade

Quando o pequenino nascer, peça que alguém da família leve o irmão mais velho para conhecê-lo e também para ver a mamãe assim que puder receber visitas na maternidade. Isso é legal para que ele entenda que o irmãozinho chegou e que a mãe está bem ― afinal, ela pode ficar alguns dias fora de casa, o que já é suficiente para que as crianças se preocupem e tenham saudade.

Se possível, compre uma lembrancinha para o filho mais velho e dê a ele na maternidade, como se fosse um presente do irmãozinho. Ele vai adorar e receberá melhor a notícia da chegada do pequeno! Também peça que os familiares e amigos deem atenção a ele, seja maternidade, seja em casa, para que ele não se sinta colocado de lado com a chegada de um bebê.

4 – Reserve um tempo para o primogênito

É muito comum que, nos primeiros dias, a mamãe passe mais tempo com o filho mais novo e o papai com o mais velho, considerando as necessidades de cada um. Fazer isso, no entanto, é um erro, já que as duas crianças precisam da atenção dos pais. Por isso, é importante que a mamãe reserve um tempinho para conversar e brincar com o mais velho, a fim de que ele sinta esse cuidado e carinho.

Nos primeiros dias após o nascimento, vovós, titios e amigos também podem ser ótimos parceiros para ajudar a distrair a criança e dar um descanso para os pais. Peça que eles a levem para passear ou para passar um tempinho na casa deles, fazendo algo divertido e que transmita amor e carinho. Assim, ela vai se sentir amada como sempre!

5 – Inclua o irmão mais velho nos cuidados com o bebê

É indispensável que o irmão mais velho seja incluído nas atividades que envolvem o cuidado com o bebê, como a troca de fraldas e o banho. Ele pode, por exemplo, alcançar o sabonete ou a fralda para a mamãe e o papai ou ajudar a vestir as meias nos pezinhos do caçula. Deixe que a criança pegue o irmão no colo, fale e brinque com ele à sua maneira, mas com cuidado para evitar sustos e acidentes.

Fale com o primogênito sobre a importância e a responsabilidade de ser o irmão mais velho para que ele tenha orgulho do seu papel. Incentive-o a ler, contar historinhas, cantar e brincar com o pequeno e, sempre que o bebê reagir, fale sobre como ele está feliz por se divertir com o irmão.

6 – Tenha paciência e compreensão, mas seja firme

Como vimos, ter um comportamento diferente com a chegada do irmão mais novo não é teimosia ou birra, mas uma reação natural da criança. Por isso, sempre ouça o que ela tem a dizer, converse sobre a situação de maneira paciente e carinhosa e mostre a ela que você compreende seus sentimentos e que ela não perdeu seu espaço em casa.

Porém, seja firme em relação aos limites e mostre que agressões não serão permitidas. Caso o irmão tenha alguma atitude ruim, mostre que isso é errado para que ele aprenda a lição. Depois, não deixe de reforçar que o amor e o carinho continuam mesmo com a chegada do irmão mais novo e que ele é fundamental para toda a família.

Com essas dicas, o processo de adaptação à chegada do novo integrante do lar será muito mais fácil! Por isso, converse com os familiares e amigos e reforce esses cuidados para que a criança continue se sentindo amada após o nascimento do irmão.

E se você já passou por essa etapa e tem alguma dica para papais e mamães sobre como preparar o filho mais velho para esse momento, deixe seu comentário. Eles vão adorar a sua ajuda!

Compartilhe

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido

Cadastre-se para receber dicas e novidades da Nigambi diretamente no seu e-mail.