Saúde e diversão: descubra como estimular o bebê com brincadeiras

como estimular o bebê

Como estimular o bebê é uma dúvida de muitos papais e mamães, mas a resposta não é nada complexa: brincar. As brincadeiras e os próprios brinquedos funcionam como uma alavanca para desenvolver a atividade intelectual e as habilidades motoras dos pequenos. E isso tudo começa desde muito cedo, logo nos primeiros dias após o nascimento.

Como estimular o bebê com brincadeiras

Sabe quando você se esconde atrás de um pano e reaparece para o bebê em seguida, gerando muitas gargalhadas? Esse é o tipo de brincadeira que parece bobinha, mas que os pequenos adoram e são super indicadas para estimular os sentidos deles. A mesma coisa acontece quando papais e mamães cantam, dançam e contam histórias, por exemplo. Tudo isso ajuda no desenvolvimento!

É claro que cada brincadeira precisa ser adequada à idade do bebê. Até os quatro meses de vida, eles não conseguem enxergar objetos a mais de 25 centímetros de distância. Por isso, para brincar, você precisa colocar os brinquedos a um palmo dos olhos deles para que possam vê-los. Além disso, movimentar os objetos em várias direções também ajuda a estimular a visão.

A audição é outro sentido que pode ser desenvolvido com brincadeiras. Você pode bater palmas, cantar, repetir o nome do bebê, balançar um chocalho, entre outras coisas. Desde o primeiro mês, as crianças já conseguem direcionar seus olhos para algo que chama a sua atenção, seja por causa de algum ruído, seja pela intensidade de uma cor ou pela movimentação de um objeto.

Você vai perceber que os bebês reagem a todos esses estímulos e isso também é uma delícia para a família. Eles dão risadas, fazem caretas, balbuciam algumas coisas e as brincadeiras se tornam ainda mais gostosas! O toque é outra maneira de estimulá-los: fazer cócegas na barriga, mexer os pezinhos e mãozinhas e massagear o corpinho deles faz com que se sintam parte da família. Aliás, o afeto é muito importante em todas as brincadeiras.

Após os quatro meses, a criança já consegue fazer movimentos voluntários e ver melhor objetos que estão distantes. Esse é um bom momento para utilizar brinquedos coloridos, com texturas diferentes e que chamam a atenção do bebê. Nessa fase, ele vai querer pegar as coisas e colocá-las na boca, por isso, é importante que tudo seja seguro, macio, lavável e sem partes pequenas.

Já com oito meses, os pequenos conseguem sentar sozinhos e podem começar a engatinhar. Como é uma etapa em que se movem com mais facilidade, eles são capazes até de arriscar uns movimentos de dança com o corpinho e, por isso, adoram ouvir as pessoas cantarem e baterem palmas. As bolas também são ótimas nessa idade, pois ajudam a desenvolver as habilidades motoras.

Você pode estimular as crianças dessa idade deixando os objetos mais longe delas, fazendo com que tenham que engatinhar até eles. Além disso, os brinquedos que mostram que cada ação tem uma reação, como os que fazem barulho ao serem apertados, são interessantes para que os pequenos aprendam essa relação.

Durante essa fase, estimular o desenvolvimento das habilidades motoras também é importante. Mais uma vez, as bolas são legais, pois o bebê pode aprender a jogá-las e se movimentar para pegá-las quando alguém as devolve. Empilhar blocos e encaixar peças também são ótimas atividades para exercitar o movimento de pinça e a família pode incentivar movimentos como ficar de pé, empurrar objetos e dar os primeiros passos.

A partir dos dez meses, os pequenos começam a andar e aí encontram um mundo novo, repleto de coisas para explorar. O desenho e a pintura são excelentes para exercitar o desenvolvimento motor, assim como brinquedos que podem ser empurrados e puxados, como carrinhos. Além disso, nessa idade eles começam a descobrir objetos do dia a dia e interagir com eles.

Os bebês podem querer pentear seus próprios cabelos ou escovar seus dentes, por exemplo, e é ótimo que os pais deixem que eles experimentem essas ações, sempre cuidando com a saúde e a segurança. Brincadeiras ao ar livre também são muito indicadas, assim como a contação de histórias, a música e a dança, que sempre entretêm e divertem as crianças.

É assim, com brincadeiras, carinho e diversão que a família pode estimular o desenvolvimento motor e intelectual dos pequenos! E então, gostou das nossas dicas sobre como estimular o bebê? Conta pra gente aqui nos comentários a sua experiência com o assunto ou compartilhe este artigo com aquela mamãe ou aquele papai que tem um bebê nessa fase tão importante.

E se você ficou com alguma dúvida sobre como estimular o bebê, deixe sua pergunta aqui embaixo que a gente conversa!

Compartilhe

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido

Cadastre-se para receber dicas e novidades da Nigambi diretamente no seu e-mail.