Carinho e praticidade: saiba como preparar o quarto do bebê

como preparar o quarto do bebê

Basta o teste de gravidez apontar o resultado positivo para que mamães e papais comecem a pensar na rotina com o novo integrante da família! E uma das principais dúvidas que surgem logo no início da gestação é sobre como preparar o quarto do bebê. Afinal, não é só de decoração que estamos falando, mas também de praticidade para a família e segurança e conforto para o pequeno.

E é justamente pela importância desse momento que produzimos este post! Nele, você vai conhecer um passo a passo sobre como preparar o quarto do bebê e descobrir algumas dicas valiosas para que esse cantinho seja sinônimo de carinho na sua casa. Acompanhe!

Como preparar o quarto do bebê: um passo a passo

Pode até parecer que não, mas nove meses passam voando e aquela barriguinha que era pequena há um mês rapidinho se torna um barrigão! É por causa dessa rapidez que as mamães precisam priorizar as tarefas que exigem mais esforços na preparação do quarto logo no início da gestação. Assim, quando o bebê estiver quase chegando, tudo estará pronto.

Para ajudar você a entender tudinho sobre como preparar o quarto do bebê, separamos quatro passos importantes para deixar tudo em dia para receber seu pequenino em casa:

1 – Prepare o cômodo

Pensar onde será o quarto do bebê é o primeiro passo. Nem sempre há um quarto disponível exclusivamente para ele e não há problema nisso, basta separar um cantinho para os móveis mais necessários no quarto dos pais, por exemplo. Nesta etapa, é importante pensar na estrutura do cômodo: é preciso que ele seja bem ventilado e que não haja mofo ou qualquer outro tipo de problema que possa fazer mal à saúde do pequeno. Além disso, a iluminação não deve ser muito forte.

Analisar essas questões logo no início da gestação é super importante para que haja tempo hábil para preparar tudo até a chegada do bebê. Isso porque obras mais delicadas, como troca de piso, de fiação elétrica, entre outros procedimentos, exigem mais tempo e não dá pra correr o risco do quarto não ficar pronto até o nascimento, não é verdade?

2 – Busque inspirações

Zoológico, fazendinha, ursinhos, princesa, marinheiro… Ufa! São muitos os temas fofinhos para decorar o quarto do bebê e, com esse universo de possibilidades, a melhor coisa é buscar inspirações para decidir por um deles. Há muitas sugestões em sites e revistas especializadas sobre o tema. Além disso, você também pode contratar um profissional de decoração para ajudar nesta etapa.

Lembre-se que, assim que decidir o tema, é importante iniciar aqueles preparativos que dão um pouco mais de trabalho, como a pintura ou a instalação de um papel de parede, para garantir que esses processos estejam finalizados quando o bebê nascer.

3 – Escolha os móveis

Definir os móveis do quarto do bebê é uma das etapas mais especiais desse processo. Isso porque é impossível não olhar pra eles sem pensar em como o pequeno vai ficar ali, deitadinho no berço, no trocador e em todo o quartinho. Mas assim como é uma fase gostosa, também exige muita atenção, tanto em relação à praticidade para quem vai cuidar do pequeno como no que diz respeito à segurança e o conforto do bebê.

Os berços, por exemplo, precisam ser aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para garantir a segurança do recém-nascido. O ideal é que as barras laterais tenham medidas seguras e que a pintura seja atóxica. Além disso, uma boa opção são os modelos altos ou reguláveis, que acabam ajudando os cuidadores na tarefa de manter a coluna em ordem toda vez que colocarem ou tirarem o bebê do berço. O colchão também precisa ser firme e reto.

Muitas famílias optam pelo moisés, uma espécie de mini berço que pode ser transportado para todos os lugares. Ele oferece praticidade no dia a dia, mas acaba sendo usado por pouco tempo, já que os bebês crescem rápido e acabam não cabendo mais no móvel após alguns meses.

Ao escolher o trocador, lembre-se de verificar se a superfície é côncava e se as bordas laterais têm, no mínimo, cinco centímetros, a fim de evitar quedas. Também é importante analisar se a altura do móvel é compatível com a dos adultos, para deixá-los mais confortáveis durante as trocas.

Outro móvel importante é a poltrona, que dá mais conforto para a mãe na hora da amamentação. Dependendo do tamanho do quarto, é possível colocar uma cama ou um sofá confortável. Eles são úteis para as situações em que é necessário acompanhar a noite de sono do bebê.

Por último, a cômoda ou o guarda-roupas também são um investimento importante. E vale lembrar que se os móveis forem recém fabricados, é necessário limpá-los bem e deixá-los na ventilação para que o cheiro de tinta ou outros materiais possa sair antes de guardar as roupinhas.

4 – Dê os últimos retoques

Esta é a etapa menos trabalhosa sobre como preparar o quarto do bebê e, por isso, é a última da nossa lista. Os retoques incluem a escolha dos objetos de decoração, como móbiles, ursos de pelúcia, kit de higiene, roupas de cama e tudo aquilo que vai dar o toque final na decoração do quarto do bebê. Mais uma vez, é importante garantir que os itens sejam seguros e confortáveis para os pequenos.

Carinho e conforto no quarto do bebê

Preparar o quarto do bebê é uma fase prazerosa para toda a família. É impossível não imaginar como o pequeno será feliz nesse espaço a cada móvel escolhido ou item de decoração instalado, não é mesmo? Mas é sempre importante ressaltar que, além da decoração, a praticidade para os pais e o conforto e a segurança do bebê devem ser levados em conta em todas as etapas.

Por isso, não esqueça dessas dicas sobre como preparar o quarto do bebê e compartilhe-as também com quem está com você nessa empreitada! E se o quarto do seu filho já começou a ser preparado, deixe um comentário contando a sua experiência. Estamos ansiosos para saber como estão os preparativos!

Compartilhe

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido

Cadastre-se para receber dicas e novidades da Nigambi diretamente no seu e-mail.