Entenda como as brincadeiras com bola podem estimular o desenvolvimento do bebê

brincadeiras com bola

Que brincar é uma delícia todo mundo sabe! Mas você sabia que brincar também é importante para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças? As brincadeiras com bola, cubos, objetos de cores, texturas e tamanhos diferentes são ótimas para que os pequenos desenvolvam as suas habilidades motoras finas e grossas e até mesmo a sua criatividade.

A importância das brincadeiras para o desenvolvimento do bebê

É só falar em brincar que a gente logo pensa em bola, boneca e carrinho, não é? Porém, a verdade é que os bebês são capazes de reconhecer alguns tipos de brincadeira muito antes de conseguirem segurar esses brinquedos! Nos primeiros meses de vida, eles utilizam os sentidos para acompanhar tudo que acontece ao seu redor. É como se os olhinhos e ouvidos fossem as suas mãos.

Nessa fase, brincadeiras simples, como se esconder atrás de um pano e reaparecer logo em seguida, podem arrancar gargalhadas dos bebês. O mesmo acontece quando alguém canta ou faz uma careta! Todas essas ações, além de serem super divertidas para os pequenos, também acabam estimulando o desenvolvimento dos seus sentidos.

A partir dos quatro meses, os bebês já começam a fazer movimentos voluntários. Com isso, sempre que tocam em um objeto e percebem que ele tem uma textura interessante ou faz um som legal, querem repetir. Nesse período, também é muito comum que os brinquedos sejam levados à boca, tanto pela curiosidade como pela vontade de coçar os dentinhos que estão nascendo.

Entre os seis meses e um ano, a coordenação motora vai ficando ainda mais desenvolvida e o bebê já é capaz de passar um brinquedo de uma mão para a outra, de arremessar uma bola, mesmo que sem senso de direção, e de bater palminhas. E assim, mês a mês, ele vai desenvolvendo suas habilidades motoras finas e grossas, como ao conseguir segurar um giz de cera para desenhar e chutar uma bola.

É importante que a família estimule o desenvolvimento da criança em todas essas fases e, como você viu, não há segredo nessa tarefa! Cantar, dançar, fazer caretas e barulhinhos, oferecer objetos, bater palmas… Tudo isso contribui para estimular a coordenação motora e a evolução cognitiva do bebê.

Como as brincadeiras com bola podem ajudar no desenvolvimento do bebê

Se a bola é o objeto preferido dos adultos apaixonados por futebol, quando se trata dos pequenos, esse brinquedo tão tradicional se torna um aliado importante para o desenvolvimento motor! A bola pode ser usada nas brincadeiras desde os primeiros meses do bebê, já que ajuda a estimular diversos tipos de movimento.

Pegar, chutar e jogar a bola, por exemplo, são ações que desenvolvem a coordenação motora de pés, pernas, mãos e braços. Além disso, também é possível usar bolas maiores, como as de pilates, para apoiar o bebê em pé no objeto ou ainda, quando são menores, deitá-los de bruços para que aprendam a sustentar o pescoço para cima.

A coordenação óculo-manual também pode ser estimulada com as bolas. Esse conceito se relaciona à habilidade de olhar para o objeto, entender onde ele está e calcular como pegá-lo com a mão, o que abrange capacidades visuais, cognitivas e motoras, já que exige uma boa visualização da bola, a elaboração de um plano para alcançá-la e, por fim, o movimento para pegá-la com a mão.

O tempo de reação também envolve essas capacidades e, da mesma forma, pode ser estimulado por meio das brincadeiras com bola. Trata-se da relação entre a percepção de um movimento, como ver a bola chegando, e de ter uma resposta motora rápida, como chutá-la ou pegá-la com a mão. Além disso, também é possível desenvolver as noções de velocidade e de força com o uso da bola.

O equilíbrio é outro ponto importante e pode ser estimulado quando a criança chuta a bola ― já que fica em um pé só ― e nas atividades com a bola de pilates, que exigem sempre o cuidado da mamãe ou do papai para segurar o pequeno. Por último, com bolas de cores e texturas diferentes, ou ainda com modelos que fazem barulhos, é possível apurar ainda mais os sentidos do bebê!

Paixão pelo futebol desde o berço

Como vimos, as brincadeiras com bola são excelentes para o desenvolvimento infantil. E, além disso, também são uma boa forma de a família compartilhar a paixão pelo futebol com o bebê desde cedo! Pensando nisso, a Nigambi produz roupinhas super especiais para que o seu pequenino faça logo parte da torcida. Olha só que fofuras:

brincadeiras com bola
O Samuel é um fã das brincadeiras com bola e está prontinho para torcer pelo Brasil!
brincadeiras com bola
O nome do seu bebê também pode estar na camisa 10, como o do Samuel!
brincadeiras com bola
Além disso, tem peças para a família toda torcer unida! Não é o máximo?
brincadeiras com bola
A Bianca também já está preparada, olha que lindeza!
brincadeiras com bola
Esse body para torcedoras mirins é uma fofura!

O que não faltam são modelos super fofos e divertidos para o seu bebê começar a torcer pelo Brasil desde pequeno! Em nosso site, você encontra todas as peças e ainda pode personalizá-las com o nome do seu torcedor mirim! Acesse e confira! E não esqueça de publicar as fotos da torcida com as hashtags #meunigambi e #bebêestiloso pra gente ver e compartilhar na nossa rede também!

Compartilhe

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido

Cadastre-se para receber dicas e novidades da Nigambi diretamente no seu e-mail.