Doçuras, travessuras, brincadeiras e diversão no Halloween para crianças

Halloween para crianças

Para alguns é Halloween, para outros, Dia das Bruxas: o importante é que 31 de outubro é uma ótima data para soltar a criatividade e caprichar na decoração e nas fantasias ― e, é claro, crianças mais crescidinhas e até mesmo os bebês entram nessa festa. Afinal, nada melhor que equilibrar o clima assustador com a fofura dos pequenos em uma comemoração de Halloween para crianças, não é?

Há quem diga que essa data ainda não faz parte da tradição dos brasileiros, mas há muitas famílias e amigos que se empenham nas fantasias e levam a sério o clima de doçuras e travessuras. Além disso, o folclore do nosso país também rende muita festa e não faltam lendas como as do Saci, do Curupira e da Mula Sem Cabeça para alegrar e instigar as crianças!

E já que essa data está chegando, que tal conhecer algumas brincadeiras para divertir os pequenos e entender a origem dessa comemoração? Confira nesse post!

Halloween para crianças: diversão e fofura tomam conta do clima de terror

O Halloween é uma data perfeita para transformar o clima assustador em muita brincadeira e diversão e, para isso, nada melhor que reunir a criançada! Veja algumas dicas de como aproveitar o Halloween para crianças:

Caça aos doces:

Na data das doçuras ou travessuras, não podem faltar guloseimas, não é? Se na vizinhança não há a tradição de caçar os doces entre os vizinhos, você pode organizá-la na sua própria casa. Para isso, basta esconder as doçuras e pedir para que as crianças procurem. Fica muito mais divertido se as guloseimas tiverem o tema da festa.

Halloween para crianças

Brincadeiras temáticas:

Quando se fala em Halloween, o que não falta são personagens símbolos da data, como bruxas e monstrinhos. Assim, vale a pena apostar em brincadeiras com essas figuras! Um exemplo é a brincadeira da verruga da bruxa: basta desenhar uma bruxa e colar o desenho na parede, na altura dos pequenos. Depois, uma criança vendada, com a ajuda dos colegas, tenta colar a verruga, que pode ser simbolizada por um papel ou outro objeto colante, no nariz representado no desenho.

Halloween para crianças

Outra opção é montar um Frankenstein com imagens encontradas em revistas. O objetivo é que cada criança recorte e cole fotos diversas de membros do corpo montando seu próprio monstro.

Contação de histórias:

Outro jogo divertido no Halloween para crianças é a contação de histórias de terror. Em vez de um adulto ler uma história, cada criança inventa uma parte, que deve ser sempre assustadora ― e, com certeza, muito fofa!

Decoração:

Além das brincadeiras, a decoração dá um toque a mais na diversão! Aranhas e morceguinhos de papel são fáceis de fazer, assim como teias de aranha e fantasmas de balão. Docinhos personalizados também são ótimos para encantar a criançada.

Halloween para crianças
Alguém aí sabe como fazer uma poção mágica?
Halloween para crianças
Todo mundo gosta de uma decoração caprichada, não é?

Fantasias:

Bruxas, monstros, múmias e vampiros: as fantasias de Halloween sempre conquistam as crianças, pois são ótimas para “assustar” os adultos e arrancar gargalhadas dos pequenos.

Halloween para crianças
Olha que lindeza a Camila preparada para o seu primeiro Halloween!
Halloween para crianças
E o Henrique com essa roupinha de mago? Não tem coração que aguente tanta fofura!

Leitura sobre o folclore brasileiro:

Como já falamos por aqui, a comemoração do Halloween não precisa se limitar apenas à tradição americana. As lendas do folclore brasileiro também são um convite para que as crianças coloquem a imaginação para funcionar! Por isso, a leitura de histórias como a do Saci-Pererê, Boitatá ou Lobisomem pode ser muito divertida, principalmente se os pequenos puderem se expressar, desenhar e soltar a criatividade.

Ideia é o que não falta para tornar o Halloween para crianças divertido! É só escolher a melhor e aproveitar a data para brincar! Aproveite e leia também o nosso artigo sobre como preparar a casa e o look das crianças para celebrar o dia 31 de outubro, é só clicar aqui.

O Halloween para os bebês

Se a alegria das crianças está garantida com as brincadeiras, os pequenininhos também não podem ficar de fora da festa! E uma ótima opção para que toda a família entre no clima do Halloween é apostar em roupinhas fofas e divertidas para comemorar a data. Dá uma olhadinha:

Halloween para crianças

Halloween para crianças

Halloween para crianças

Halloween para crianças

É muito amor, né?

Todas essas roupinhas fazem parte do Especial de Halloween para crianças da Nigambi, que tem estampas personalizadas e divertidas para que os bebês também participem da comemoração. Todas as peças têm tecido 100% algodão, que garante conforto e bem-estar aos pequenos.

Saiba mais sobre a origem do Halloween

Apesar de ser muito celebrado nos Estados Unidos, não foi na América que o Halloween surgiu, ao menos não como o conhecemos hoje. Na verdade, há muitas teorias que tentam explicar a criação da data e associá-la a outros eventos que aconteciam há séculos na Europa.

Uma delas aponta que o Halloween teve origem no Reino Unido, no século 16, e identificava a noite anterior à comemoração do Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro. O nome explica a teoria: Halloween deriva da frase “All Hallows’ Eve” que, em português, significa “véspera de todos os santos”.

Alguns pesquisadores, porém, dão outra explicação para o surgimento da data. Segundo eles, o Halloween teria relação com um festival celta chamado Samhain, palavra que significa “fim do verão”, e era comemorado durante três dias, com início em 31 de outubro. Os objetivos da festa, marcada por grandes fogueiras, eram celebrar o fim da colheita e homenagear o “rei dos mortos”.

Foi a partir do século 19, quando muitos europeus migraram para os Estados Unidos, que surgiram as primeiras referências sobre o Halloween na América. Apesar disso, a forma como o comemoramos hoje não tem muita relação com as celebrações dos povos celtas.

A abóbora, por exemplo, que é um ícone da data, foi associada à ela apenas nos EUA, enquanto na Europa um tipo de nabo era o vegetal usado para o entalhamento que dá rosto ao símbolo. Também foi no país norte-americano que a tradição de bater nas portas atrás de doces ou travessuras teve início, a partir da década de 1920.

Atualmente, o Halloween é considerado o maior feriado não cristão nos Estados Unidos e também tem se expandido para outros países, como o Brasil. Por aqui, aliás, além de comemorar a tradição estrangeira, também temos um motivo próprio para celebrar: o Dia do Saci, oficializado em algumas cidades do país para exaltar a tradição e o folclore brasileiros.

Enfim, não importa qual é o tipo de comemoração, o que vale é que o dia 31 de outubro é uma ótima oportunidade para se divertir!

Acesse nosso site e confira todo o Especial de Halloween, você vai amar! Acompanhe a Nigambi também pelo Facebook e Instagram e não esqueça de marcar a gente nas fotos do seu bebê preparado para o Halloween!

Compartilhe

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido

Cadastre-se para receber dicas e novidades da Nigambi diretamente no seu e-mail.