Cinco brincadeiras para divertir os pequenos no Dia das Crianças

Dia das Crianças

Não existe data mais divertida no calendário brasileiro do que o Dia das Crianças, não é verdade? A comemoração costuma ser muito esperada pelos meninos e meninas mais crescidinhos, que já entendem o seu significado e esperam algum mimo, mas os pequenininhos também fazem parte da festa!

Então, que tal aproveitar o feriadão para brincar com as crianças e se divertir também? Para que esse dia seja ainda mais especial para toda a família, reunimos cinco dicas de brincadeiras e atividades para todo mundo festejar. Confira!

1 – Contação de histórias

Uma boa historinha faz com que todo mundo coloque a imaginação pra funcionar, até mesmo os adultos! Por isso, a contação de histórias é uma ótima pedida para quem quer entreter as crianças, levando-as para mundos mágicos habitados por dragões, bruxas, princesas e animais encantados. Além de ser uma ótima forma de reunir a família, a contação de histórias também estimula o aprendizado dos pequenos.

Conte as histórias com empolgação, usando recursos gestuais e de voz para dar ainda mais emoção ao enredo. Ah, e não esqueça que as crianças devem ter total liberdade para se expressar durante a narração, afinal, é como se elas estivessem dentro da história!

Uma boa dica de leitura é o clássico O Pequeno Príncipe, o terceiro livro mais traduzido do mundo e que ainda marca gerações. Os diálogos entre o príncipe e a raposa fazem os adultos refletirem sobre a vida, enquanto as crianças soltam a imaginação no cenário cativante do livro.

Dia das Crianças

2 – Sessão de filmes

Outra atividade que pode fazer parte da programação de Dia das Crianças é uma sessão de cinema em casa! Já pensou em reunir a família na sala, fazer uma pipoca e escolher alguns filmes divertidos para aproveitar a data? Essa é uma boa dica principalmente se estiver chovendo durante o dia.

O ideal é escolher títulos que as crianças gostem e que sejam indicados para a idade delas. E se a intenção é fazer uma maratona, lembre-se de realizar algumas pausas entre um filme e outro, incluindo outras atividades na programação. Veja algumas dicas:

Madagascar

A história da girafa, do leão, da zebra, da hipopótamo e dos super pinguins que rompem as barreiras do seu zoológico para desbravar o mundo já é bem conhecida, mas sempre encanta adultos e crianças toda vez que passa na televisão. Já são quatro filmes da franquia conhecida pela graça e amizade entre os animais falantes.

Shrek

O ogro mais querido da história é bem conhecido do público, mas ainda faz sucesso com a criançada! Ao todo, são quatro filmes e mais algumas produções especiais em que Shrek, Fiona e seus fiéis amigos acabam entrando em confusão e tendo que enfrentar feiticeiras, dragões e outros vilões.

Toy Story

Capaz de arrancar algumas lágrimas até mesmo dos adultos, Toy Story já soma três filmes contando a história dos brinquedos animados que se metem em muitas aventuras, seja no quarto do seu dono Andy, seja em creches com brinquedos malvados ou ainda fugindo de colecionadores nada legais.

Galinha Pintadinha

Se você tem um bebê, é bem possível que já tenha decorado as músicas da galinha mais animada de todos os tempos, não é? As letras e animações são divertidas e acabam conquistando as crianças que, por vezes, nem piscam quando a Pintadinha e seus amigos estão na tela.

Patrulha Canina

Que tal se filhotinhos caninos aparecessem para salvar pessoas em situações de perigo? Esse é o enredo da Patrulha Canina, uma série que conta a história de cinco cãezinhos dedicados a fazer o bem na sua comunidade.

Todas essas produções estão no catálogo da Netflix e têm classificação indicativa livre, podendo ser assistidas por crianças de qualquer idade.

3 – Aventuras gastronômicas

Brincar é muito bom, mas dá uma fome… Pensando nisso, outra boa ideia para comemorar o Dia das Crianças é levar os pequenos para a cozinha. Dá pra fazer bolos, cupcakes, biscoitos e muitas outras receitas que, além de deliciosas, são uma boa forma de soltar a criatividade!

Vale lembrar que lugar de criança não é perto do fogão e de objetos cortantes, mas elas podem se divertir, e muito, decorando as comidinhas e colocando a mão na massa. Delícia!

4 – Troca de brincadeiras

Amarelinha, pião, pula corda e bolinha de gude são exemplos de brincadeiras que fizeram parte da infância de grande parte dos adultos, mas que nem sempre são conhecidas das crianças.

Por isso, outra boa pedida para esse dia é fazer um troca-troca de experiências: os pequenos conhecem as brincadeiras que fizeram parte da infância dos adultos e os adultos experimentam as brincadeiras atuais.

Essa troca de experiências é uma forma de integrar toda a família e ainda dar ótimas risadas!

5 – Piquenique

Se o sol aparecer, que tal colocar alguns aperitivos numa cestinha e fazer um piquenique em um parque da sua cidade? As crianças vão amar o espaço para correr e brincar, e os bebês vão ficar à vontade com o ar puro e muitas coisas para explorar!

Dia das Crianças

Além das comidas gostosas, vale levar bolas, carrinhos, bonecas, bicicletas, tudo que a criançada gosta. E os adultos não podem esquecer de colocar protetor solar, repelente e garrafinhas de água na bolsa. Também é importante vestir os bebês e crianças com roupas confortáveis, que permitam que eles explorem todo o ambiente, sem medo de se sujar!

Origem do Dia das Crianças

Apesar de muitas pessoas pensarem que o feriado do dia 12 de outubro diz respeito à comemoração do Dia das Crianças, não é bem assim.

Oficialmente, o dia 12 de outubro é considerado feriado desde 1980, uma homenagem à Nossa Senhora Aparecida, considerada pelos católicos a padroeira do Brasil. Porém, muito antes disso, a data foi dedicada às crianças.

Em 1923, o Brasil sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, evento dedicado à discussão sobre os direitos desse grupo. Motivado pela ocasião, Galdino do Valle FIlho, deputado federal à época, decidiu aproveitar para elaborar um projeto de lei, que foi sancionado em 5 de novembro de 1924, pelo então presidente Arthur Bernardes, instituindo o Dia de Festa da Criança. Apesar disso, foi apenas na década de 1960 que a data passou a ser celebrada de fato, quando marcas de brinquedos e outros artigos infantis passaram a utilizá-la comercialmente.

O Dia das Crianças é celebrado em vários países do mundo, mas em datas diferentes. Na maioria deles, a comemoração ocorre em 1º de junho, data em que foi proclamado o Dia Internacional da Criança, durante a Confederação Mundial para o Bem-Estar da Criança, realizada em 1925, em Genebra. Já em outros, a data celebrada é 20 de novembro, que marca o Dia Mundial da Criança, reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), e a aprovação, em 1959, da Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Bom, independentemente do local e da data de celebração, vale sempre lembrar que é papel dos adultos garantir os direitos dos pequenos! E que eles têm todo direito de aproveitar o seu dia com a família e muita diversão!

E na sua casa, qual será a programação no Dia das Crianças? Conte pra gente nos comentários!

Compartilhe

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido

Cadastre-se para receber dicas e novidades da Nigambi diretamente no seu e-mail.