Bebês na piscina: o benefício da natação para os pequenos

bebês na piscina

Quando o assunto são os bebês na piscina, não há quem resista a tanta fofura! Eles adoram a água e costumam ficar super à vontade nesse ambiente. Alguns, inclusive, gostam até de mergulhar. Mas, afinal, será que não há nenhum problema em colocar os pequenos nesse espaço tão cedo? Para tirar as suas dúvidas, nós reunimos os principais pontos sobre o assunto neste artigo. Confira!

Bebês na piscina: pode ou não pode?

Pode! Colocar os bebês na piscina é uma prática recomendada pelos pediatras, já que traz diversos benefícios para a saúde dos pequenos. Um deles é o desenvolvimento da coordenação motora, pois as crianças precisam movimentar vários membros para brincar na piscina. Tudo isso vai ajudá-las na hora de sentar, engatinhar e andar.

Estar na piscina também estimula o apetite e ajuda os bebês a dormirem melhor, já que eles ficam cheios de fome e super cansados depois da natação. Além disso, as brincadeiras na piscina auxiliam a prevenir algumas doenças respiratórias e contribuem para que os pequenos obtenham mais resistência muscular. Isso sem contar que esse momento aumenta o vínculo entre os pais e a criança.

Não faltam benefícios, não é? Mas com quantos meses o bebê pode entrar na piscina? Bom, esse é um ponto que ainda divide opiniões entre os especialistas. Alguns defendem que somente a partir dos seis meses as crianças devem ser colocadas nesse ambiente. Já outros dizem que depois dos três meses, quando o bebê já tem todas as vacinas, é possível iniciá-lo nesse ambiente.

Nesse sentido, a decisão fica a cargo dos pais e do pediatra que acompanha o pequeno, que também deve avaliar se as condições de saúde da criança são próprias para essa atividade. Isso porque, se ela tiver alguma alergia aos produtos de tratamento da água ou algum outro problema de saúde, podem ser necessários alguns cuidados especiais.

Os cuidados com os bebês na piscina

Nos primeiros meses, os bebês não nadam. Na verdade, apenas brincam na água com a ajuda dos pais e dos instrutores, que servem de apoio para que eles ganhem coragem para desbravar esse ambiente novo. É só a partir dos três anos idade que os pequenos podem ser realmente instruídos a nadar, aprendendo quais são os movimentos certos para isso.

Até lá, e mesmo depois de completarem essa idade, é necessário ter alguns cuidados com os bebês na piscina. Um deles é não alimentá-los uma hora antes do banho para evitar problemas digestivos. Vale levar uma mamadeira, um lanchinho, ou amamentá-los logo depois da natação, já que ela vai enchê-los de fome!

O indicado é que os pais estejam juntos com o filho, principalmente durante as primeiras vezes na piscina. Como é um espaço novo, os bebês precisam de uma forcinha para se adaptarem a ele e os pais são as pessoas perfeitas para ajudá-los. Aliás, o ideal é que a iniciação seja feita em uma piscina com poucas pessoas para não assustar os pequeninos.

Durante a estada do bebê na piscina, observe se ele está com frio e, caso esteja, retire-o do local e vista-o rapidamente. O recomendado é que a piscina esteja com temperatura em cerca de 26 °C, que é ideal para que o momento seja prazeroso para o pequeno, sem nenhum desconforto. Antes e depois de entrar, coloque um roupão para que ele permaneça quentinho.

Evite colocar fraldas na criança na hora da piscina, já que com a água elas acabam ficando pesadas, comprometendo os movimentos. Existem fraldas específicas para a natação, mas você também pode conferir com o clube se é possível vestir apenas uma sunga no bebê. Depois do banho, seque bem todo o corpinho dele, principalmente as dobrinhas e o ouvido, para evitar infecções.

O recomendado é que os pequenos não fiquem mais de meia hora na piscina e que esse tempo seja atingido de forma gradual. Ou seja, comece com dez minutos, passe para 15 e assim por diante. Tudo isso, além de outras necessidades da criança, você pode avaliar com o instrutor do espaço em que o bebê vai nadar.

Brincar com os bebês na piscina é uma delícia! Ainda mais sabendo que essa prática também faz bem para a saúde deles. Por isso, não tenha medo de levá-los para esse novo ambiente. Apenas tenha atenção para garantir que o local seja adequado e que o pequeno esteja confortável nele!

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário! E se você tem alguma experiência ou opinião sobre bebês na piscina, divida com a gente. Nós vamos adorar conversar com você!

Compartilhe