Veja como deixar a casa segura para o bebê que começa a engatinhar

casa segura para o bebê

Acompanhar o desenvolvimento dos pequenos é uma delícia, não é? A cada conquista, os pais e toda a família ficam super orgulhosos! Um exemplo disso acontece quando o bebê começa a engatinhar, uma fase incrível em que a criança passa a desbravar toda a casa e a descobrir coisas novas. Aliás, é justamente por esse motivo que deixar a casa segura para o bebê é essencial.

Afinal, os olhinhos curiosos encontram tudo aquilo que chama atenção e não demora muito para que as mãozinhas estejam prontas para explorar. Nessa jornada, é preciso cuidar para que o pequeno não acabe tocando ou levando à boca algo que seja perigoso para a sua saúde. E é por isso que, neste artigo, nós vamos dar algumas dicas para manter a segurança na sua casa. Confira!

Cuidados para deixar a cozinha segura para o bebê

Vamos começar as dicas para deixar a casa segura para o bebê pela cozinha, um cômodo que oferece grande perigo para as crianças. Ao cozinhar, dê preferência para as bocas de trás do fogão e deixe os cabos das panelas virados para dentro. Isso evita que o pequeno alcance e derrube os recipientes sobre si mesmo, o que também pode ocorrer com toalhas de mesa compridas.

Os fósforos e isqueiros devem ser armazenados em locais altos ou com tranca. O mesmo vale para as facas, os garfos, as peças de vidro e outros materiais cortantes, que devem ficar em locais de difícil acesso para que o bebê não os encontre. É melhor que o botijão de gás seja colocado fora de casa, mas, se isso não for possível, impeça o acesso da criança a ele.

Bebidas devem ser mantidas sempre fora do alcance dos pequenos, assim como os produtos usados na limpeza. Nesse caso, o ideal é deixá-los sempre na embalagem original ou identificá-los para que não haja nenhuma confusão. Os fios dos eletrodomésticos também exigem cuidado. O recomendado é que eles sejam enrolados com um elástico, por exemplo, para que não fiquem soltos.

Banheiro e lavanderia também exigem atenção

No banheiro, o cuidado com os produtos de higiene e limpeza é o mesmo e também vale para medicamentos e cosméticos, que devem ser mantidos com identificação e em armários altos ou com tranca. Itens como lâminas de barbear, tesouras e eletroportáteis, como secadores de cabelo, precisam ficar longe do alcance dos pequenos para evitar cortes e choques elétricos.

Mantenha a tampa do vaso sanitário abaixada ― se possível, utilize uma trava ―, e conserve o piso seco ou coloque tapetes antiderrapantes para prevenir as quedas. Como é uma área que oferece vários riscos para a criança, o ideal é que o banheiro fique sempre fechado e que o pequeno nunca entre no cômodo sem a supervisão de um adulto.

Na lavanderia, além de manter o cuidado com os fios dos eletrodomésticos e com os produtos para limpeza, é preciso ter muita atenção para não deixar baldes com água no chão. Os bebês podem se afogar até mesmo com um nível baixo de água, por isso, o indicado é sempre esvaziar os recipientes e deixá-los virados para baixo.

Precaução na sala e nos quartos

Já na sala, evite cortinas com puxadores, pois eles aumentam o risco de estrangulamento. Já se você tem cortinas longas, que vão até o chão, verifique se o varão está bem preso e é forte para suportar os puxões que o bebê pode dar. Os móveis devem ser mantidos longe das janelas, já que podem ser usados para escalar e causar acidentes graves.

Essa dica também vale para os quartos, onde camas, berços e beliches devem ter grades para reduzir o risco de queda. Tenha cuidado com travesseiros e lençois, que podem causar sufocamento, e com brinquedos que tenham partes pequenas ou não sejam indicados para a idade da criança. Também é importante ter cuidado com as cortinas e evitar móveis perto da janela.

Dicas gerais para manter a casa segura para o bebê

Além das dicas para deixar a casa segura para o bebê em cada cômodo, também existem orientações que valem para todos eles. Um exemplo são as quinas dos móveis, que devem ser arredondadas ou protegidas com protetores de silicone para evitar arranhões e acidentes mais graves. O ideal é que os móveis e eletrodomésticos também não tenham rodinhas ou que os rodízios sejam fixos.

A instalação de telas nas janelas e de grades em portas e escadas é indicada para impedir o acesso do bebê a áreas perigosas, como a piscina. Janelas e portas de vidro devem ser sinalizadas. É importante, ainda, colocar protetores nas tomadas para evitar que os dedinhos curiosos se aproximem. Vale ter cuidado também com as plantas, verificando se podem ser tóxicas.

Como vimos, infelizmente, as casas são cheias de riscos para quem começa a engatinhar e não perde a chance de desbravar novos espaços. Mas nem por isso você deve deixar de aproveitar essa etapa! Basta seguir as nossas dicas e manter a casa segura para o bebê. Assim, ele pode explorar tudo o que quiser com segurança e você pode acompanhar mais essa conquista com tranquilidade!

Tem mais dicas que podem ajudar papais e mamães nessa fase? Então, compartilhe com a gente nos comentários!

Compartilhe