Como organizar o chá de bebê: confira algumas dicas para esse momento especial

como organizar o chá de bebê

Que o chá de bebê é um momento super especial não é nenhuma novidade! Afinal, nessa ocasião, a família e os amigos comemoram a chegada do pequenino e ainda ajudam a preparar o enxoval do dele em uma festinha repleta de amor e carinho. Mas você sabe como organizar o chá de bebê? Confira o nosso artigo de hoje para tirar todas as dúvidas sobre o assunto!

Como organizar o chá de bebê

Geralmente, as próprias mamães são as responsáveis pelo chá, mas o evento também pode ser uma surpresa para elas. De todo modo, o ideal é que as mães tenham ajuda para preparar o evento, pois existem várias tarefas a fazer e coisas para organizar. Aliás, até mesmo o papai pode ajudar, já que é cada vez mais frequente a participação dos homens nessas ocasiões.

Escolha da data e envio dos convites para o chá de bebê

Uma das principais dúvidas que surgem sobre como organizar o chá de bebê é em relação à fase da gravidez em que o evento deve ser realizado. Essa escolha, é claro, depende da disponibilidade e da preferência da família, mas, em geral, os chás de bebê são realizados entre o 7º e o 8º mês de gestação, quando a mamãe já está com uma barriguinha bem aparente e os sintomas não são tão incômodos.

Assim, a organização do chá de bebê começa com a escolha da data e horário e com o envio dos convites. O período da tarde é sempre uma boa opção, pois gera um clima mais informal e exige menos esforço em relação à alimentação, principalmente. Quando o chá é feito durante o almoço ou à noite, costuma-se ter uma preocupação maior em oferecer refeições mais completas.

O indicado é convidar os amigos e familiares com, no mínimo, 15 dias de antecedência para que eles possam se organizar para o evento. Os convites podem ser comprados já prontos ou desenvolvidos especialmente para a ocasião. Além disso, se a mamãe ou as ajudantes tiverem boas habilidades manuais, investir em bilhetinhos personalizados é outra boa opção.

Se você pretende gastar pouco ou prefere algo mais prático, também pode enviar os convites pelas redes sociais ou por e-mail. O importante é que a data, o horário e o endereço do chá estejam neles. Aliás, se você quer aproveitar a ocasião para complementar o enxoval do pequeno, pode acrescentar o presente a ser levado pelo convidado no convite ou indicar a lista para a compra em alguma loja.

Para isso, o ideal é que você saiba o que o bebê já tem e o que ainda precisa ser comprado. Com isso, consegue evitar que os presentes sejam repetidos e que você tenha que trocá-los depois. Outra boa opção é fazer um chá de fraldas, uma ótima maneira de ajudar a preparar o enxoval. Aliás, as fraldas ecológicas têm ganhado a preferência das famílias, pois ajudam a conservar o meio ambiente, e são uma alternativa interessante.

Preparação do local para o chá de bebê

Como organizar o chá de bebê em casa costuma ser mais em conta, essa é uma excelente alternativa para quem quer gastar pouco. Porém, também é possível alugar espaços de festas ou mesmo fazer o evento na casa de amigos ou familiares, caso haja mais espaço disponível. A decoração fica por conta das preferências da família e pode ser feita de diversas formas.

Algumas mamães preferem algo mais neutro, apenas com itens relacionados à chegada do pequeno, como mamadeiras, chupetas e roupinhas. Já outras optam por um chá de bebê com tema, como ursinho marinheiro ou joaninha. Seja qual for a escolha, é legal que o bolo, os docinhos, a decoração de mesa e os demais itens sigam a mesma composição para criar um ambiente harmônico.

Se o chá acontecer à tarde, você pode oferecer um bolo e salgadinhos, quitutes mais fáceis de fazer ou encomendar. Se for na hora do almoço, é melhor proporcionar uma refeição mais completa para os convidados, o que acaba dando mais trabalho. De qualquer forma, a mesa é o grande destaque do evento e deve estar bem decorada e repleta de docinhos, que são tradição nos chás de bebê.

Brincadeiras e lembrancinhas de chá de bebê

As brincadeiras também são um costume nessas festinhas e servem para que todos possam interagir e se divertir. Pintar a barriga da mamãe, pedir para ela trocar ou dar banho em uma boneca e cantar uma canção de ninar são exemplos de prendas para a mamãe pagar se não acertar os presentes. Mas as brincadeiras também podem envolver todos os convidados.

No fim do chá, é hora de entregar as lembrancinhas para quem participou da festa. Há várias opções legais, como docinhos, chaveiros e potinhos com balinhas coloridas. A intenção é agradar a todos os convidados e agradecer pela presença, além de garantir que eles levem um pedacinho do chá para lembrar desse momento tão especial para a família.

E então, o que você achou das nossas dicas sobre como organizar o chá de bebê? Esperamos que elas tenham sido úteis para ajudar você nessa fase tão especial! E se você já planejou um evento como esse e quer compartilhar sua experiência, deixe seu comentário aqui embaixo. Com certeza, ele vai auxiliar outras mamães a prepararem uma festinha linda!

Compartilhe