Saiba quais são os tipos de banheira para bebê e como escolher

banheira para bebê

Tem coisa melhor que aquele cheirinho de bebê que acabou de tomar banho? Além de servir para a higiene dos pequenos, um bom banho também ajuda a relaxar e pode até contribuir para amenizar a cólica. E para isso, é importante contar com uma boa banheira para bebê, que ofereça segurança e conforto para a criança durante esse momento tão gostoso do dia!

Tipos de banheira para bebê

Existem diversos tipos de banheira para bebê, que variam em relação às funcionalidades, vantagens, preços, tamanhos, entre outros aspectos. A escolha deve levar em conta as necessidades da família para que seja prática para a rotina e o espaço disponível, além de segura e confortável para o bebê. Confira os principais modelos:

Banheira de plástico para bebê

A banheira de plástico é uma das opções mais tradicionais e, com certeza, você já viu uma delas por aí! É um modelo simples, que deve ser utilizado sobre alguma superfície, como uma mesa, uma cama ou mesmo sobre o chão, para que haja segurança no banho. Algumas vêm com espaço para colocar o sabonete e o shampoo e contam com ralo para facilitar o esvaziamento.

Falando nisso, esvaziá-la pode ser um pouco difícil caso o banho seja longe do box, já que é preciso carregá-la até lá. Outra desvantagem é que ela ocupa um espaço considerável em casa. Porém, essa é a opção mais econômica e, como há tamanhos grandes, pode ser utilizada até a criança ir para o chuveiro. Alguns modelos também têm apoios para a cabeça, para as costas e para os pés.

banheira para bebê
Banheira Tutti Baby Universal Transparente

Banheira com suporte para bebê

A banheira com suporte é semelhante à banheira plástica comum, mas acompanha um suporte que a deixa na altura perfeita para que o adulto fique mais confortável, sem precisar se inclinar na hora do banho. Ela pode ser usada em vários locais, inclusive no box, o que torna a rotina mais prática para a família. Como tem o suporte, essa banheira costuma ser um pouco mais cara que a comum.

Os modelos também podem ter apoios para o bebê, ralo, recipiente para colocar os itens de higiene e uma mangueira que facilita o banho, além de um trocador acoplado, que costuma ser muito útil no dia a dia. Ao comprar, é importante verificar a estabilidade que o suporte oferece quando a banheira está montada para se certificar de que a estrutura é segura para a criança.

banheira para bebê
Banheira com suporte Burigotto Splash!

Ofurô para bebê

O ofurô para bebê é semelhante a um balde, mas recebe mais cuidado no acabamento para que não haja nenhuma rebarba ou falha que machuque os pequeninos. Ele é indicado para amenizar cólicas e também para tranquilizar o recém-nascido, pois, como o espaço dentro do ofurô é menor, ele tem a sensação de aperto, que é parecida com a experiência dentro do útero.

Esse item é mais indicado para os primeiros meses de vida da criança, época em que ela tem mais cólicas e não se movimenta tanto quanto nos meses seguintes, quando precisa de mais espaço. O preço de um ofurô para bebê costuma estar na mesma faixa de uma banheira de plástico, embora existam modelos mais caros, dependendo das características de cada um.

banheira para bebê
Ofurô Burigotto

Banheira de pia para bebê

A banheira de pia é encaixada na cuba do banheiro. Por isso, é importante que a louça seja grande o bastante para acomodar o objeto e que a torneira seja alta para que não encoste na criança durante o banho. Trata-se de uma opção prática, principalmente quando a torneira do banheiro possui água quente, já que é possível encher a banheira para bebê ali mesmo.

Esse modelo é mais indicado para recém-nascidos já que, conforme a criança cresce, o espaço acaba ficando apertado demais para que ela se movimente com conforto. Assim, as desvantagens ficam por conta do pouco uso e também pelo preço, que costuma ser mais alto do que o das demais banheiras sem suporte.

banheira para bebê
Banheira de pia Puj

Banheira inflável para bebê

A banheira inflável é uma opção bastante utilizada em viagens ou em locais em que o bebê toma banho de vez em quando, como a casa dos avós ou a casa de praia, pois é leve, fácil de carregar e ocupa pouco espaço na mala. É um modelo confortável para o bebê e que também conta com apoios para evitar que ele escorregue durante o banho.

Essa opção está disponível em diversos tamanhos e o recomendado é comprar um produto maior para que possa ser utilizado por mais tempo pela criança. Para o uso diário, a desvantagem é que ela pode demorar um pouco mais para secar e não compensa esvaziá-la e enchê-la novamente a cada banho. O valor de uma banheira inflável é um pouco mais alto que o de uma banheira comum.

banheira para bebê
Banheira inflável Burigotto Nemo

Banheira dobrável para bebê

A banheira dobrável para bebê é uma boa opção para quem não tem muito espaço para guardá-la em casa ou para quem viaja com frequência e precisa levar esse objeto. Como é dobrável, basta abrir na hora do banho, secar bem a estrutura e fechar para armazená-la. Os modelos costumam ter alças para facilitar o transporte e pés antiderrapantes para oferecer mais estabilidade.

Algumas banheiras dobráveis também permitem regular a profundidade para que a água esteja no nível ideal para bebês de diversos tamanhos. Elas podem ter recipiente para colocar o sabonete e o shampoo e ralo para facilitar o esvaziamento. A desvantagem é que, quando dobradas, não ficam tão pequenas quanto as infláveis, além de serem um pouco mais caras.

banheira para bebê
Banheira dobrável Multikids

Como escolher a banheira para bebê ideal

Com tantas opções, fica difícil escolher a banheira para bebê ideal, não é? Bom, comece pensando na necessidade e no espaço da família. Se você quer um produto para uso diário, é melhor adquirir uma banheira de plástico, de pia ou com suporte, já que elas são mais recomendadas para o dia a dia. Se a cuba do seu banheiro não é apropriada, essa é outra opção descartada.

Entre a banheira de plástico com e sem suporte, vale pensar em praticidade, espaço e preço. As mais comuns são também as mais baratas, mas é preciso colocá-las em cima de uma superfície e carregar a água pra lá e pra cá. Já a banheira com suporte custa mais, porém, oferece mais conforto para o adulto que está banhando o bebê. A melhor é que a mais atende ao que você precisa!

O ofurô também é uma boa opção e vale a pena experimentá-lo durante as cólicas do bebê. Como ele não é tão caro, avalie a possibilidade de comprá-lo mesmo optando por uma banheira. Já em se tratando de banheira para bebê para a viagem, tanto a inflável quanto a dobrável são práticas, sendo que o preço e o espaço que ocupam quando desmontadas são as maiores diferenças entre elas.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para tirar as suas dúvidas e ajudar a sua família a escolher a melhor banheira para bebê. Se você já passou por essa fase, deixe seu comentário contando a sua experiência! Com certeza, ele vai auxiliar outras pessoas que estão nessa fase tão gostosa da espera pelo pequeno.

Compartilhe