Será que estou grávida? Saiba quais são os sintomas da gravidez

sintomas da gravidez

Será que estou grávida? Grande parte das mulheres já se fez essa pergunta em algum momento da vida. E aí, mesmo antes de fazer o exame, começa aquela longa avaliação para descobrir se algum dos sintomas da gravidez já apareceu. Mas, afinal, quais sinais são esses que indicam que você pode estar esperando um bebê? Neste artigo, vamos falar sobre os principais deles. Confira!

Os principais sintomas da gravidez

Antes de falarmos sobre os sintomas mais comuns da gravidez, é importante saber que eles não são iguais para todas as mulheres. Provavelmente, você já ouviu falar de alguém que menstruou durante todo o período ou que não chegou nem a enjoar. Bom, isso pode mesmo acontecer. Por isso, o ideal é sempre fazer o exame para confirmar se você está mesmo grávida. Veja os sintomas:

1 – Atraso na menstruação

Esse é um dos sintomas mais clássicos da gravidez. Ele ocorre porque todos os meses o endométrio, que é a camada interna do útero, se prepara para receber o óvulo. Quando a fecundação não ocorre, ele é descartado e a mulher menstrua. Porém, quando ela acontece, o endométrio se mantém no útero e aí a menstruação, geralmente, não aparece nos meses seguintes.

2 – Enjoos e vômitos

Essa combinação entre enjoo e vômito é outro sintoma muito comum, principalmente no período da manhã. As mudanças hormonais que ocorrem na gestação levam ao aumento da produção de saliva, o que, por consequência, causa o enjoo e o mal-estar no estômago. A boa notícia é que, na maioria das vezes, esses sintomas permanecem apenas nos três primeiros meses de gravidez.

3 – Inchaço e sensibilidade das mamas

Esse sintoma é causado pelo aumento do fluxo sanguíneo na região das mamas e pela associação dos hormônios estrógeno e prolactina. A sensibilidade e o aumento das mamas costuma começar na sexta semana após a fecundação e promovem uma sensação semelhante à que ocorre nos seios no período pré-menstrual.

4 – Variações no humor

Os hormônios envolvidos na gravidez também impactam no humor e as variações começam logo nas duas primeiras semanas de gestação. Nesse período, é comum, por exemplo, que a mulher comece a chorar por motivos que antes não a fariam ter essa reação e esse sintoma costuma permanecer por toda a gravidez.

5 – Sangramento e cólicas

As cólicas também são um dos principais sintomas da gravidez, semelhantes às que ocorrem durante o período pré-menstrual. Elas acontecem porque o útero da mulher está começando a aumentar e a se vascularizar para nutrir o bebê. Já os sangramentos e corrimentos cor-de-rosa são causados pela implantação do embrião na parede do útero da mulher.

6 – Aumento da vontade de urinar

É comum que a mulher tenha vontade de fazer xixi a toda hora na gravidez. Isso ocorre tanto porque o útero faz pressão na bexiga quanto pela produção de hormônios que acabam relaxando os músculos da bexiga, fazendo com que seja mais difícil esvaziá-la por completo. O resultado é que a vontade de urinar aumenta significativamente nesse período.

7 – Sonolência e sensação de cansaço

A gravidez pode ocasionar queda na pressão arterial e redução da glicose no sangue que, juntos à má alimentação causada pelos enjoos, contribuem para que a mulher tenha sono, sensação de cansaço e até mesmo tontura e dor de cabeça. Além disso, a progesterona é outra responsável pelo sono que acomete as gestantes, já que o hormônio aumenta significativamente na gravidez.

O que fazer ao notar algum dos sintomas da gravidez

Você deve ter notado que os sintomas da gravidez são muito parecidos com sinais de mal-estar ou de algumas doenças. É justamente por isso que é difícil ter certeza de que a mulher está grávida sem fazer um exame que possa diagnosticar a gestação. Por isso, ao perceber algum sintoma suspeito, o ideal é realizar os testes necessários.

O teste de farmácia é, geralmente, um dos primeiros exames feitos pela mulher. Nesse caso, ela deve urinar sobre o dispositivo, que busca o hormônio hCG no líquido. Depois disso, a tira de medição com reagente químico mostra o resultado. Trata-se de um exame com alto índice de acerto, porém, o mais indicado é complementar o diagnóstico com um exame de sangue ou urina.

Nos dois casos, também é a presença do hormônio hCG que identifica a gravidez. O teste de urina é mais certeiro quando feito 15 dias após o atraso da menstruação. Já o de sangue é o mais assertivo de todos e pode diagnosticar a gestação antes mesmo de a mulher notar algum sintoma. Após cinco semanas, a ultrassom também pode ser utilizada para identificar a gravidez.

Agora que você está por dentro dos sintomas da gravidez e sabe como diagnosticá-la, pode ficar mais tranquila sobre a chegada ou não do bebê, não é verdade? Conte a sua experiência pra gente nos comentários e enriqueça a nossa conversa!

Compartilhe

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido

Cadastre-se para receber dicas e novidades da Nigambi diretamente no seu e-mail.