Como escolher o berço do bebê: confira algumas dicas

como escolher o berço do bebê

Como escolher o berço do bebê é o que a maioria dos papais e mamães pensam logo que descobrem que o pequeno está para chegar. Afinal, são vários fatores a analisar, como a segurança, a praticidade e a funcionalidade desse móvel que está entre os principais itens do quarto do bebê. Pensando nisso, fizemos um artigo com tudo o que você precisa saber para escolher um ótimo berço. Confira!

Os principais tipos de berço para bebê

Engana-se quem pensa que berço é um só. Além dos designs e cores diferenciados, também existem diversos tipos de berço à disposição no mercado, cada um com suas vantagens e diferenciais. Veja os principais modelos:

Berço americano: esse é aquele berço tradicional, cujas medidas são padrão: 70 cm de largura e 1,70 m de comprimento. Ele pode ter rodinhas para facilitar o deslocamento e suporte para mosquiteiro, o que traz praticidade para a família e bem-estar para o bebê.

como escolher o berço do bebê
Berço americano Qmovi

Berço com cama auxiliar: esse modelo segue o padrão do berço americano, mas vem com uma cama auxiliar acoplada na parte de baixo do móvel, o que é ótimo para os papais ou mamães que querem dormir no mesmo quarto que o bebê.

como escolher o berço do bebê
Berço com cama auxiliar Completa Móveis

Berço que vira cama: o diferencial desse berço é que depois que o bebê cresce, ele pode ser utilizado como cama, já que pode ser desmontado e montado novamente nessa estrutura. Isso reduz custos e também traz praticidade durante o crescimento da criança.

como escolher o berço do bebê
Berço que vira cama Carolina Baby

Berço com cômoda: esse tipo de berço traz a cômoda acoplada, o que ajuda a otimizar o espaço e a organizar melhor todos os itens do bebê. Além disso, os custos também são menores, já que o móvel 2 em 1 custa menos do que comprar um berço e uma cômoda separadamente.

como escolher o berço do bebê
Berço com cômoda Doce Sonho

Berço moisés: o modelo tem tamanho menor do que o tradicional e é indicado para recém-nascidos. Alguns vêm com suporte para ficarem mais altos e com alças para facilitar o transporte. É uma boa opção para dormir com o bebê no mesmo quarto ou transportá-lo com facilidade.

como escolher o berço do bebê
Moisés Safety

Berço portátil: esse modelo é ideal para famílias que viajam bastante e querem ter a comodidade do móvel em todas as viagens. Ele pode ser desmontado e levado para qualquer lugar de forma ágil e prática. Porém, dependendo do tamanho, pode ser deixado rapidamente pelo bebê.

como escolher o berço do bebê
Berço portátil Cosco

Berço acoplado: esse tipo de berço é acoplado à cama dos pais e mantém o bebê bem perto da mãe, tornando a troca e as mamadas à noite muito mais práticas. Ele também oferece mais segurança para as famílias que não abrem mão de dormir perto do pequeno.

como escolher o berço do bebê
Berço acoplado Safety

Mini berço: esse modelo segue a característica do berço tradicional, mas tem tamanho menor, ideal para cômodos pequenos. O diferencial dessa opção é que ela otimiza o espaço, no entanto, costuma ser deixada em pouco tempo, de acordo com o crescimento do bebê.

como escolher o berço do bebê
Mini berço Sonno Baby

Como escolher o berço do bebê

Independentemente do modelo de berço escolhido, segurança, praticidade e conforto são coisas que não podem faltar nesse móvel. Por isso, faça suas pesquisas levando esses pontos em consideração. Além disso, antes de comprar, lembre-se de tirar as medidas do quarto para que o berço caiba nele e haja um bom espaço de circulação para as pessoas no cômodo.

Em relação à segurança, certifique-se de que o berço tem o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que atesta que o móvel é seguro a partir de requisitos como não conter riscos de corte e contaminação tóxica, estar livre de peças pequenas removíveis, ter sistemas de travamento eficientes, entre outros pontos indicados na Portaria Inmetro 53/2016.

Já no que diz respeito à praticidade, verifique se o berço tem uma boa altura e dispositivos adicionais como alças de transporte, rodinhas e suporte para mosquiteiro, que facilitam o dia a dia da família. Móveis extras, como a cama e a cômoda, também trazem mais praticidade. Porém, tudo deve ser analisado conforme as necessidades e preferências dos pais.

Outra boa dica sobre como escolher o berço é levar em conta as roupas de cama que serão usadas, já que quando o berço segue medidas padrão, é mais fácil encontrar colchões e jogos de lençol que se adaptem ao tamanho do móvel. No entanto, novamente, vale considerar o que é melhor para a família. O berço do tipo moisés, por exemplo, não precisa de colchão e do jogo de cama tradicional.

Em relação ao conforto para o bebê, observe se é possível colocar mosquiteiro, se o berço é macio nos casos em que ele é feito de tecido e outros materiais que não a madeira, e se tem o tamanho ideal para a criança. Além disso, tenha cuidado com a escolha do protetor de berço e do travesseiro, que também precisa ser seguro e confortável.

E então, ficou mais fácil saber como escolher o berço do bebê agora? Nós esperamos que o artigo tenha sido útil para você nesse momento tão especial! Se você quiser compartilhar a sua experiência nesse assunto ou tiver alguma dúvida sobre o tema, deixe seu comentário aqui para conversamos mais. Nós estamos à disposição 🙂

Compartilhe