Os primeiros dentes do bebê: tudo o que você precisa saber

primeiros dentes

Choro, vontade de morder e muita baba: esses são os sinais típicos de que os primeiros dentes do bebê estão chegando! Os dentes de leite, como são conhecidos, são fundamentais para preparar o espaço para a dentição permanente e é essencial que eles sejam tão bem cuidados quanto aqueles que acompanharão os pequenos por toda a sua vida.

Apesar da fofura que é vê-los com os dentinhos nascendo, essa fase costuma ser difícil para os bebês e, por consequência, para os papais e mamães, pois vem acompanhada de dor e irritação. Por isso, para preparar você para essa etapa importante, neste post vamos falar sobre os sintomas, os cuidados e a higiene necessária para garantir a saúde e o conforto dos pequenos durante o nascimento dos primeiros dentes. Confira!

O nascimento dos primeiros dentes

Como ocorre em diferentes marcos do desenvolvimento das crianças, como os primeiros passos e as primeiras palavras, a idade em que os dentes nascem também pode variar de acordo com a genética e outros fatores. Assim, o aparecimento dos primeiros dentinhos deve ocorrer em algum período entre os três meses e um ano de idade, mas o mais comum é que aconteça aos seis meses.

Os primeiros a marcar presença são geralmente os incisivos inferiores e superiores, aqueles que sempre aparecem nas fotos enviadas para toda a família. Depois, entre os nove e onze meses, é a vez dos incisivos laterais superiores e inferiores darem as caras, seguidos pelos primeiros molares, caninos e segundos molares, que surgem, geralmente, após o bebê completar o primeiro aninho.

primeiros dentes

Um a um eles vão aparecendo e, quando a criança completa três anos, tem 20 dentes de leite.

Os sintomas causados pelos primeiros dentes e como aliviá-los

Quando os dentinhos vão aparecendo, eles precisam abrir espaço na gengiva para ocupar o seu lugar. Esse processo pode causar dor, inchaço e vermelhidão na gengiva e muita, muita coceira. Por isso, é super comum ver bebês querendo morder tudo o que veem a fim de aplacar a coceirinha que sentem na boca.

Outros sintomas frequentes são o excesso de baba e uma das bochechas mais vermelha que a outra. Por causa da dor e do incômodo, também é comum que os pequenos fiquem irritados, chorem mais do que o normal, se recusem a comer e acordem mais vezes à noite. Em alguns casos, eles também podem ter febre baixa e diarreia.

O nascimento dos dentes é um processo natural e não há muito o que fazer a não ser ajudar os bebês no alívio dos sintomas. Uma forma de fazer isso é massagear as gengivas dos pequenos com as mãos por cerca de dois minutos. Além disso, também é possível utilizar mordedores e brinquedos aprovados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que ajudam a amenizar a dor e a coceira.

Em casos extremos e com receita médica, é possível utilizar analgésicos. E em todos os casos, é preciso muita paciência e carinho com os pequenos.

Higiene dos dentes de leite

Os dentes de leite são substituídos pelos permanentes, geralmente, a partir dos seis anos de idade, mas não é por isso que eles não precisam de muito cuidado e higiene. Aliás, o cuidado com a saúde bucal deve começar antes do aparecimento dos primeiros dentes.

Quando o bebê ainda não tem dentinhos, é possível limpar a boca com uma dedeira específica para isso ou, ainda, com o auxílio de uma gaze ou de algodão umedecido. O ideal é fazer a limpeza a cada mamada ou sempre que o bebê se alimentar ou tomar algum medicamento adocicado.

O cuidado continua o mesmo quando os primeiros dentes, que aparecem na frente, começam a nascer: limpe os dentinhos depois de cada refeição com o auxílio de uma dedeira ou uma gaze e não utilize creme dental, nem mesmo aqueles indicados para crianças.

Já quando os outros dentes surgem, é possível utilizar uma escova com cerdas macias, próprias para bebês, e creme dental infantil. O fio dental também pode ser utilizado a partir do momento em que os dentes estão juntos, sem espaço entre eles, pelo menos uma vez ao dia.

Os adultos devem escovar os dentes das crianças até que elas aprendam a fazer isso sozinhas, além de continuar supervisionando a escovação até notarem que elas estão fazendo a higiene bucal da maneira correta.

Como você viu, não tem segredo: é natural que o nascimento dos primeiros dentes cause algum incômodo e a única coisa a fazer é tentar aliviar os sintomas e oferecer conforto para os pequenos. Além disso, é importante fazer visitas periódicas ao odontopediatra para garantir que os dentinhos estejam saudáveis.

O seu bebê já passou por essa fase? Deixe seu comentário falando sobre como você lidou com essa etapa! E se tiver dúvidas, não deixe de nos escrever também!

Compartilhe