Os bebês podem comer amendoim? Confira os cuidados com essa delícia na festa junina!

bebês podem comer amendoim

Quem aí não fica com água na boca quando as festas juninas se aproximam? Além das brincadeiras e das vestimentas divertidas, a culinária é outro ponto forte dessa época. As mesas são fartas e sempre há muita coisa gostosa, como a paçoca e o pé-de-moleque. Mas antes de oferecer essas delícias para os pequenos, muita gente se pergunta: bebês podem comer amendoim?

Esse alimento sempre trouxe dúvidas para pais e mães, pois muitas pessoas têm alergia a ele e, além disso, a consistência dessa leguminosa apresenta risco de engasgo. Porém, o amendoim também é rico em vitaminas antioxidantes, minerais, proteínas vegetais e fibras, ou seja, é uma grande fonte de nutrientes para as crianças. E aí a dúvida persiste…

Afinal, os bebês podem comer amendoim?

Durante muito tempo, a recomendação dos médicos era de que o amendoim fosse introduzido na alimentação das crianças apenas a partir dos três anos, justamente pelo risco de alergia causado por essa leguminosa, que é rica em proteínas. Porém, novos estudos demonstram que, ao contrário do que se pensava, a introdução precoce do amendoim na dieta infantil pode reduzir o risco de alergias.

Um desses estudos é o Learning Early About Peanut ― em português, Aprendizado Precoce Sobre o Amendoim ―, publicado em 2015 pelo New England Journal of Medicine. Conforme a pesquisa, o consumo de produtos à base de amendoim nos primeiros meses de vida pode reduzir em até 80% as chances de a criança desenvolver alergias no futuro.

Por esse motivo, a orientação dos médicos mudou: atualmente, recomenda-se que a introdução dos alimentos que contenham amendoim comece ainda antes dos 11 meses de idade para os bebês que já desmamaram. Nos Estados Unidos, inclusive, a indicação é de que crianças com maior risco de alergia comecem a consumir amendoim ainda mais cedo, a partir dos quatro meses.

Dessa forma, a resposta para a dúvida de muitos papais e muitas mamães é que os bebês podem comer amendoim, sim! Porém, se você ainda sente insegurança em introduzir produtos à base dessa leguminosa na dieta do seu pequeno, procure o pediatra. É possível fazer testes para diagnosticar possíveis alergias antes mesmo de o bebê consumir esse e outros alimentos.

Como introduzir o amendoim na dieta dos bebês?

Que os bebês podem comer amendoim você já sabe, mas é preciso ter cuidado ao oferecer essa delícia para os pequenos. Afinal, além do risco de alergia, a consistência do amendoim pode causar engasgos e, por isso, é importante considerar a capacidade das crianças de comê-lo sem engasgar.

O ideal é que as crianças muito pequenas, que ainda não conseguem mastigar direito, não comam o amendoim em forma de grão. Nesse caso, elas podem consumir a pasta de amendoim ou a paçoca, que estão liberadas. Já o pé-de-moleque fica para a próxima festa junina, quando o bebê puder mastigar a guloseima com mais facilidade!

E falando em festa junina, que tal transformar o seu bebê em um caipirinha cheio de fofura? A Nigambi preparou roupas super divertidas e confortáveis para o seu pequeno arrasar nesse arraial! Dá só uma olhadinha:

bebês podem comer amendoim
Se é festa junina tem que ter xadrez, não é?
bebês podem comer amendoim
Que tal uma roupinha personalizada para deixar o look dos caipirinhas ainda mais especial?
bebês podem comer amendoim
Comemorar mêsversário na festa junina é bão demais, sô!

 

bebês podem comer amendoim
Com essas roupinhas, não vai faltar gente bonita dançando quadrilha!

Gostou das peças? No nosso site tem muito mais! Acesse e escolha uma roupinha para o seu bebê encantar ainda mais toda a família e os amigos durante as festas juninas! Ah, e não esqueça de publicar uma foto dele usando as hashtags #meunigambi e #bebêestiloso. A gente vai amar compartilhar esse registro na nossa rede.

Se você ficou com alguma dúvida sobre se os bebês podem comer amendoim, deixe seu comentário aqui embaixo! Você também pode escrever sua opinião ou experiência sobre o assunto e ajudar outros papais e mamães nessa fase tão importante da vida dos filhos. E não deixe de ver os outros artigos do nosso blog: tem muito conteúdo super interessante sobre o universo dos bebês, aproveite!

Compartilhe