Farmacinha do bebê: 7 itens para não deixar faltar

A cada hora, cerca de 321 novos bebês nascem no Brasil. São 321 famílias que passam a receber uma nova vida, com muita alegria e satisfação. No entanto, junto com a criança vem também algumas obrigações. Uma delas é de ter uma farmacinha do bebê bem organizada e completa.

Para quem já teve um filho antes, a experiência ajuda em saber que tipo de remédio ter, em qual quantidade e como se preparar para os mais diversos casos envolvendo uma criança. No entanto, para mamães e papais de primeira viagem, é necessário alguma ajuda para saber como montar uma farmacinha do bebê.

Mas que tipo de itens ter guardado para atender às necessidades da criança? Se você quer montar a sua, seja indo a uma farmácia real, seja pedindo na farmácia delivery em Rappi, siga a leitura do artigo abaixo!

Para os primeiros cuidados com o bebê

Este tópico abrange os cuidados diários com o bebê e os principais itens que você deve sempre manter perto de si, em caso de necessidades.

1. Lixa de unhas para bebês (lixa de unha suave)

As unhas dos bebês crescem bem rápido, e todo cuidado é pouco para evitar que eles se arranhem. Coloque em sua farmacinha do bebê uma lixa de unha suave para tê-la à mão sempre que notar que as unhas de seu neném estão formando alguma ponta ou estão ásperas.

2. Álcool 70° e cotonete (haste flexível)

Indispensável para a saúde das todos neste momento complicado, o álcool 70° não pode faltar na rotina da mamãe e do papai, mas você sabia que ele também é usado para limpar o nó do cordão umbilical? Junto do cotonete, eles formam um combo potente para a higienização do coto umbilical, e é necessário mantê-los sempre por perto, para fazer a limpeza nos intervalos recomendados e manter a barriga de seu bebê saudável e livre de bactérias.

3. Repelente para bebês

Os bebês que moram em um país tropical devem ter cuidado redobrado quando se trata de mosquito. Picadas podem causar desconforto na pele do bebê e muitas vezes trazer consequências sérias como alergias ou doenças. A melhor forma de prevenir é passar um repelente específico para bebês, para não agredir a pele e mantê-lo em segurança dos mosquitos.

4. Termômetro

Outro item que hoje em dia não deve faltar na casa de ninguém, mas que, quando o assunto é crianças e recém-nascidos, deve-se tomar o cuidado de escolher o termômetro correto que vá medir com precisão a temperatura de seu bebê. Dê preferência para os de dois dígitos após a vírgula e, se o seu bebê for agitado, procure usar o de aferição instantânea, para garantir que a temperatura está sendo medida de forma precisa.

Itens de primeiros socorros na farmacinha do bebê

A vida de um bebê recém-nascido é muito agitada, e no começo, as coisas podem parecer assustadoras. Para preparar os pais para as situações adversas em que o bebê apresente alguma enfermidade, segue abaixo os itens principais para primeiros socorros que não podem faltar na farmacinha do bebê:

5. Conjunto de soro fisiológico nasal + aspirador nasal

Só quem tem um filho sabe o sufoco que é quando o nariz entope e eles não conseguem respirar direito. Por isso, é importante ter sempre por perto estes dois itens. O soro fisiológico serve para umidificar e fluidificar a secreção que está acumulada nas vias respiratórias, enquanto o aspirador nasal irá aspirar esta secreção e liberar as vias para que o bebê possa respirar livremente.
É necessário se atentar para comprar soro fisiológico e não spray nasal para adultos, pois podem conter elementos prejudiciais para recém-nascidos.

6. Pomada para tratar assadura

Seja pelo uso das fraldas, seja pelo calor do verão, a assadura é inevitável e aparecerá mais cedo ou mais tarde, causando desconforto para seu neném. Usar uma pomada de confiança pode hidratar e causar alívio para o bebê, além de tratar as assaduras com rapidez.

7. Antialérgicos e antitérmicos

Para preparar esta etapa da farmacinha do bebê é necessário conversar com o pediatra de sua confiança e fazer uma lista de remédios que sejam seguros para o seu bebê. Em uma fase tão prematura da vida, o nenê passará por novas descobertas, e com elas, podem vir alergias repentinas. Manter por perto um antialérgico recomendado pelo pediatra pode diminuir os danos causados pelas alergias e até salvar a vida de seu filho. Já o antitérmico lidará com as possíveis febres que virão em decorrência de vacinas, cólicas e mudanças no clima.

Estes são os itens principais para se ter na sua primeira farmacinha do bebê para garantir que seu filho esteja sempre protegido contra as adversidades do crescimento. Você considera que faltou alguma coisa? Tem algum item na sua farmacinha que é essencial e não encontrou aqui? Se sim, nos conte nos comentários abaixo!

Mamãe e bebê se divertindo
Mamãe e bebê em momento de descontração

Compartilhe