Apresentando o bebê recém-nascido ao seu cão da raça Beagle

Não é de hoje que as famílias estão considerando seus animais de estimação como um novo membro e, nesse sentido, o cão da raça Beagle está entre os preferidos dos lares brasileiros.
Mas e se um bebê recém-nascido estiver a caminho? O que fazer? Será que dá para ambos conviverem e dividirem um mesmo espaço?
Leia o artigo e entenda que é possível e saudável ter um recém-nascido e um cachorro em casa.

Preparando o ambiente para a chegada do seu recém-nascido

É preciso considerar que o cachorro Beagle não é a raça mais obediente, portanto, é preciso treiná-lo para a chegada do bebê recém-nascido.
Educar um cachorro da raça Beagle não é uma tarefa fácil, significando um enorme desafio, como são muito ligados aos donos, o Beagle acaba percebendo quando algo está acontecendo, principalmente, um evento como uma gravidez ou a chegada de um bebê recém-nascido.
O mais importante é deixar o animal cheirar as roupinhas e todas as coisas do bebe, assim ele participa e conhece tudo que está sendo colocado na casa dele.
O quarto que está sendo preparado para seu recém-nascido é importante que o seu amigo de quatro patas possa frequentar e entender que não é “território proibido”.
Assim, ele entende que não há uma disputa pela atenção dos humanos e nem por território dentro da casa, apenas a família está crescendo e vai adicionar mais um humano que ele vai amar.
Quando um recém-nascido chega em casa, a energia muda, tudo gira em torno dele, além de muitas visitas e presentes.  Então não esqueça do seu amigo beagle.  Todos que frequentarem a casa também devem dar atenção ao cão.  O cão deve participar da abertura dos presentes, dê as embalagens para ele rasgar, cachorro adora isso!

Cuidados necessários na interação bebê x Beagle

Vale considerar que o sucesso da interação entre o bebê e o Beagle depende muito do temperamento do animal, por isso, se o cão for muito ansioso e arisco, a dica é investir no adestramento antes da chegada do bebê, que tornará o processo muito mais fácil e evitará possíveis quadros de ciúmes.

  • Aproveite os nove meses de gestação para você e seu Beagle resolverem qualquer problema de comportamento e hábitos indesejados.
  • Antes de apresentá-los fisicamente, procure levar o Beagle para fazer uma longa caminhada, para que possa liberar toda a sua energia antes de retornar;
  • Ao retornar, faça-o esperar na porta por alguns minutos, até perceber que ele está calmo e relaxado.
  • Entrando em casa, o Beagle irá perceber, instantaneamente, que há um novo perfume na casa e irá associá-lo ao cheiro que já conhece, no quarto.
  • Procure segurar o bebê e demonstrar muita calma, deixando que o Beagle cheire o bebê, mantendo uma certa distância.
  • É preciso que durante nesse primeiro momento seja obedecida uma certa distância, e ir aos poucos diminuindo-a. Acredite, isso ensina o cachorro a respeitar o bebê como outro líder da matilha.

Convívio supervisionado

Não podemos esquecer que, por mais conhecemos nosso cãozinho, ele é um animal irracional, por isso, é preciso estabelecer alguns limites no espaço da criança.  E para esse início de relação é importante manter a supervisão na interação dos dois.
Por isso, quando o bebê chegar, é importante que o Beagle já esteja condicionado a entender que existe um limite na aproximação e que ele não pode ultrapassá-lo sem a sua permissão.

Cuidados de higiene

Com os cuidados e a higiene adequada não há motivos para se preocupar com nenhum problema entre a convivência do cachorro e do bebê sob o mesmo teto, desde que se tome alguns cuidados adequados.
Vale saber que estudos apontam que, ao invés de provocar doenças, conviver com animais de estimação ajuda a fortalecer o sistema imunológico das crianças.
No mais, nunca é demais seguir alguns cuidados de higiene do cachorro, tais como:

  1. Manter a vacinação e a vermifugação do animal em dia;
  2. Pelo menos, uma vez ao ano, levar o Beagle para um check-up;
  3. O banho é indicado uma vez por semana;
  4. Não esquecer de após os passeios, higienizar as patinhas do Beagle;
  5. Pentear seu cachorro regularmente, para remover os pelos mortos e sujeiras;
  6. Evite as tradicionais lambidelas de seu cãozinho no bebê.

Vantagens na saúde da criança

Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Alberta, no Canadá, a convivência com cães além de ajudar a reforçar o sistema imunológico dos bebês, também diminui o risco de desenvolver doenças alérgicas infantis e proteger da obesidade.
Enfim, a relação entre animal doméstico e o recém-nascido é muito benéfica para seu animal de estimação e o seu bebe. Dessa amizade surgem aprendizados e muitos benefícios.  Pois, comprovadamente, crianças que convivem com animais se tornam mais afetivas e solidárias.

Fonte Imagem: Freepik – <a href=’https://www.freepik.com/photos/people’>People photo created by freepik – www.freepik.com</a>

Compartilhe