Conheça brincadeiras de festa junina para crianças e divirta a garotada

festa junina para crianças

Sempre que o mês de junho se aproxima, a gente logo começa a pensar em pipoca, pé de moleque, quentão, canjica, maçã do amor e todas as outras delícias que fazem parte das festas juninas, não é verdade? Mas além dos quitutes típicos dessa comemoração, a festa junina para crianças também é recheada de diversão!

Se você já está planejando a festinha deste ano, que tal fazer algumas brincadeiras tradicionais dessa data para alegrar a criançada? Nós separamos dicas super legais para você divertir os pequenos e ainda trazer toda a tradição do arraial para a sua casa. Confira:

1 – Pescaria

Essa é uma das brincadeiras que mais faz sucesso na festa junina para crianças! Aliás, é muito difícil encontrar alguém que não tenha participado dela pelo menos uma vez na vida, já que a pescaria é super tradicional durante essas festas. Nessa brincadeira, o desafio dos pequenos é conseguir pescar um dos peixinhos para, então, resgatar algum prêmio!

Para fazer a pescaria em casa, você pode utilizar EVA para fazer os peixinhos, colocar uma pontinha de arame em cada um deles e fixá-los em uma caixa de areia ou outro material, de maneira que eles fiquem em pé. Depois, é só providenciar as varas e um ganchinho na ponta de cada uma, cuidando com a segurança dos pequenos. Quem for um bom pescador, ganha um brinde divertido!

2 – Jogo das argolas

O jogo das argolas é outra brincadeira típica da festa junina e que, inclusive, pode ajudar as crianças a desenvolverem a sua percepção visual e suas habilidades motoras. Isso porque o desafio é jogar as argolas e tentar acertá-las em alvos posicionados a uma distância considerável, o que exige, além de concentração, uma boa pontaria!

Existem kits prontos com alvos e argolas, mas você também pode fazer essas peças em casa. Os alvos podem ser garrafas pet decoradas pelos pequenos e as argolas podem ser fabricadas com folhas de jornal e fita adesiva, de modo que fiquem consistentes e pesadas para serem arremessadas. Depois, é só reunir a criançada e treinar a mira!

3 – Corrida do saco

A corrida do saco é outra brincadeira tradicional, daquelas que todo mundo já deve ter brincado pelo menos uma vez, e que vai fazer a garotada suar na festa junina! É bem simples: cada competidor fica em pé dentro de um saco, segurando-o com as mãos na altura da cintura. Depois, todos precisam pular o mais rápido possível e quem alcançar a linha de chegada primeiro vence!

Para brincar de corrida do saco em casa, você só vai precisar de alguns sacos, que podem ser feitos de plástico ou tecido, desde que sejam bem resistentes para não rasgarem durante a corrida. A linha de chegada pode ser marcada com giz e precisa ser bem visível para os competidores. O ideal é brincar em um gramado ou outro espaço seguro para proteger os pequenos em caso de queda.

4 – Boca do palhaço

Essa é outra brincadeira que exige uma boa mira dos participantes! Nesse jogo, as crianças precisam acertar uma bola dentro da boca do palhaço, que nada mais é do que uma abertura em uma caixa posicionada a alguns metros de distância da barreira de arremesso. Os jogadores podem estabelecer um número máximo de tentativas e quem acertar a bolinha primeiro leva o prêmio.

Para brincar de boca do palhaço na festa junina para crianças, você vai precisar confeccionar um belo rosto de palhaço. Ele pode ser feito com uma caixa de papelão, papéis e canetinhas coloridas e, claro, sempre com a ajuda dos pequenos para decorar. Depois, é só utilizar bolinhas de plástico, borracha ou mesmo produzi-las com meias. Prontinho: é só arremessar e tentar acertar o palhacinho!

5 – Rabo do burro

Pode ser rabo do burro, da vaca ou do cavalo, o nome não importa. Nessa brincadeira, o participante é vendado e precisa colar o rabo do animal exatamente na posição em que ele deveria ficar no corpo do bichinho, cujo desenho está colado na parede. Os amiguinhos podem ajudar o participante a achar o local exato com mais facilidade e quem acertar em menor tempo ganha!

A brincadeira de rabo do burro também é muito fácil de fazer em casa: basta desenhar o animal na parede, caso seja possível, ou pintá-lo em um papel e, em seguida, colar o desenho na parede, na altura das crianças. O rabo pode ser feito com corda, tiras de tecido ou outro material que possa ser colado na parede ou no desenho. Depois, é só brincar e torcer pra colocar o rabinho no lugar certo!

6 – Músicas temáticas

Para os pequenininhos que ainda não podem participar dessas brincadeiras, uma forma muito legal de entrar no clima da festa junina são as músicas temáticas. Se você lembra do Cai, cai balão e do Pula fogueira, iá iá, por exemplo, sabe bem que essas músicas marcam qualquer festa de São João. E por isso, elas também são ótimas para que os pequenos ensaiem os primeiros passos na quadrilha!

Complete a festa junina para crianças com roupas super divertidas

Com essas brincadeiras, o que não vai faltar na festa junina para crianças é diversão! E pensando na alegria dessa festa, a Nigambi preparou roupas super fofas e divertidas para que os bebês também possam fazer parte dessa comemoração e, ainda por cima, com um look descolado! Dá uma olhada:

festa junina para crianças
Esses caipiras vão ficar chiques no último com essas roupas de festa junina!
festa junina para crianças
Tem peças especiais para marcar a primeira festa dos pequenos!
festa junina para crianças
E o melhor é que dá pra personalizar a roupa com o nome do seu caipirinha!

Uma fofura, não é? Confira todas as peças da festa junina em nosso site e deixe o seu pequeno ainda mais lindo com roupinhas especiais para essa data! Ah, e não esqueça de publicar uma foto dele na festa junina para crianças com as hashtags #meunigambi e #bebêestiloso para compartilharmos o registro na nossa rede também!

Compartilhe